“EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA.” REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. "I'M SCARED. I DO NOT WANT TO LEAVE MY SCHOOL ". REFLECTIONS ON THE TRANSITION OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION.

Auteurs-es

  • Débora de Lima do Carmo
  • Maria Vitória Campos Mamede Maia

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39255

Mots-clés :

Educação Infantil. Transição. Barreiras de aprendizagem. Cuidado. Early Childhood Education. Transition. Learning barriers. Care.

Résumé

O artigo parte de um episódio de integração das crianças do último grupamento da Educação Infantil com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma mesma instituição pública. Destacam-se alguns fios presentes nessa trama ao abordar a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano enquanto inserção crítica que necessita de acolhimento. Fios que nos fazem problematizar e refletir sobre a importância do ambiente confiável, as barreiras de aprendizagem e o trabalho com o lúdico como possibilidade de uma transição que seja desejável pelas crianças. Além disso, busca-se nesse texto trazer a dimensão do cuidado numa perspectiva ética e política ao pensar nesse processo de transição das crianças entre esses dois segmentos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 2 edição. Maria Alice e Afrânio Catani (orgs.) Petrópolis, Rj: Vozes, 1999.

BRASIL. Resolução CNE/CEB N°5, 17 de Dezembro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-

rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf

________. Resolução CNE/CEB N°7, 14 de Dezembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7246-

rceb007-10&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192

_______. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014 Disponível em:

http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

de 2017>

Téléchargements

Publié-e

2018-07-20

Comment citer

do Carmo, D. de L., & Maia, M. V. C. M. (2018). “EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA.” REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. "I’M SCARED. I DO NOT WANT TO LEAVE MY SCHOOL ". REFLECTIONS ON THE TRANSITION OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39255