ESCOLAS E UNIVERSIDADE PESQUISANDO A FORMAÇÃO DOCENTE. SCHOOLS AND UNIVERSITY RESEARCHING TEACHER EDUCATION

Autores

  • Sueli de Lima Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39257

Palavras-chave:

Epistemologia da formação de professores. Escolas. Universidades. epistemology of teacher training, schools, universities

Resumo

A partir de contribuições de Gramsci (1978), Sousa Santos (2007) e Souza (2015), o trabalho articula alguns desafios para a produção crítica no Brasil contemporâneo entre os campos da Educação e das Ciências Sociais. Através de um Projeto de Extensão, um grupo de professores e estudantes de escolas e universidade pública, autointitulado Coletivo Investigador, desenvolveu o fórum de relações entre escolas e universidade com o objetivo de aproximar a pesquisa do cotidiano escolar na formação docente. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) (FRANCO, 2016), experienciando processos de investigação coletiva. Os resultados indicam caminhos que colaboram para a superação de estruturas preestabelecidas que
marcam as relações escola-universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002.

BORDA, Orlando Fals. Investigating reality in order to transform it the Colombian experience. Dialectical Anthropology, v. 4, n. 1, p. 33-55. mar. 1979. Disponível em: <https://goo.gl/X8MmMM>. Acesso em: 3 jun. 2018. ISSN 1573-0786.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003.

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, Maria Amélia S. Pesquisa Ação-pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Revista de Educação Temática. Campinas, v. 18, n. 2, p. 511-513, 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Moreira, S. de L. (2018). ESCOLAS E UNIVERSIDADE PESQUISANDO A FORMAÇÃO DOCENTE. SCHOOLS AND UNIVERSITY RESEARCHING TEACHER EDUCATION. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39257