ESCOLAS E UNIVERSIDADE PESQUISANDO A FORMAÇÃO DOCENTE. SCHOOLS AND UNIVERSITY RESEARCHING TEACHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39257Palavras-chave:
Epistemologia da formação de professores. Escolas. Universidades. epistemology of teacher training, schools, universitiesResumo
A partir de contribuições de Gramsci (1978), Sousa Santos (2007) e Souza (2015), o trabalho articula alguns desafios para a produção crítica no Brasil contemporâneo entre os campos da Educação e das Ciências Sociais. Através de um Projeto de Extensão, um grupo de professores e estudantes de escolas e universidade pública, autointitulado Coletivo Investigador, desenvolveu o fórum de relações entre escolas e universidade com o objetivo de aproximar a pesquisa do cotidiano escolar na formação docente. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) (FRANCO, 2016), experienciando processos de investigação coletiva. Os resultados indicam caminhos que colaboram para a superação de estruturas preestabelecidas que
marcam as relações escola-universidade.
Downloads
Referências
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002.
BORDA, Orlando Fals. Investigating reality in order to transform it the Colombian experience. Dialectical Anthropology, v. 4, n. 1, p. 33-55. mar. 1979. Disponível em: <https://goo.gl/X8MmMM>. Acesso em: 3 jun. 2018. ISSN 1573-0786.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003.
FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCO, Maria Amélia S. Pesquisa Ação-pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Revista de Educação Temática. Campinas, v. 18, n. 2, p. 511-513, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sueli de Lima Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).