ESCOLAS E UNIVERSIDADE PESQUISANDO A FORMAÇÃO DOCENTE. SCHOOLS AND UNIVERSITY RESEARCHING TEACHER EDUCATION
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39257Mots-clés :
Epistemologia da formação de professores. Escolas. Universidades. epistemology of teacher training, schools, universitiesRésumé
A partir de contribuições de Gramsci (1978), Sousa Santos (2007) e Souza (2015), o trabalho articula alguns desafios para a produção crítica no Brasil contemporâneo entre os campos da Educação e das Ciências Sociais. Através de um Projeto de Extensão, um grupo de professores e estudantes de escolas e universidade pública, autointitulado Coletivo Investigador, desenvolveu o fórum de relações entre escolas e universidade com o objetivo de aproximar a pesquisa do cotidiano escolar na formação docente. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) (FRANCO, 2016), experienciando processos de investigação coletiva. Os resultados indicam caminhos que colaboram para a superação de estruturas preestabelecidas que
marcam as relações escola-universidade.
Téléchargements
Références
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002.
BORDA, Orlando Fals. Investigating reality in order to transform it the Colombian experience. Dialectical Anthropology, v. 4, n. 1, p. 33-55. mar. 1979. Disponível em: <https://goo.gl/X8MmMM>. Acesso em: 3 jun. 2018. ISSN 1573-0786.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003.
FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCO, Maria Amélia S. Pesquisa Ação-pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Revista de Educação Temática. Campinas, v. 18, n. 2, p. 511-513, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sueli de Lima Moreira 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).