REAL E IMAGINÁRIO NO BRINCAR. REAL AND IMAGINARY IN PLAYING

Autores

  • Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta
  • Larissa Silva da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39259

Palavras-chave:

Brincar. Linguagem. Infância. Psicanálise. Educação. Play. Language. Childhood. Psychoanalysis. Education.

Resumo

Propomos suscitar uma reflexão acerca da infância em seus processos intrínsecos, como o brincar, o fantasiar e o estabelecimento da linguagem enquanto possibilitadores da experiência de aprendizagem necessária à emergência do sujeito. Ressaltaremos a importância do brincar como processo de constituição psíquica e pertencimento ao mundo a partir da análise de conceitos psicanalíticos, especialmente daqueles desenvolvidos por Winnicott, Lacan e Levin. Analisaremos o brincar na atualidade, onde se desvela a utilização excessiva da imagem midiática já na primeira infância, num predomínio do imaginário e do consumismo, onde o brinquedo perde sua função de articulação da fantasia e passa a ser objeto de consumo e posse.

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Referências

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

Pisetta, M. A. A. de M., & da Conceição, L. S. (2018). REAL E IMAGINÁRIO NO BRINCAR. REAL AND IMAGINARY IN PLAYING. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39259