REAL E IMAGINÁRIO NO BRINCAR. REAL AND IMAGINARY IN PLAYING
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39259Palavras-chave:
Brincar. Linguagem. Infância. Psicanálise. Educação. Play. Language. Childhood. Psychoanalysis. Education.Resumo
Propomos suscitar uma reflexão acerca da infância em seus processos intrínsecos, como o brincar, o fantasiar e o estabelecimento da linguagem enquanto possibilitadores da experiência de aprendizagem necessária à emergência do sujeito. Ressaltaremos a importância do brincar como processo de constituição psíquica e pertencimento ao mundo a partir da análise de conceitos psicanalíticos, especialmente daqueles desenvolvidos por Winnicott, Lacan e Levin. Analisaremos o brincar na atualidade, onde se desvela a utilização excessiva da imagem midiática já na primeira infância, num predomínio do imaginário e do consumismo, onde o brinquedo perde sua função de articulação da fantasia e passa a ser objeto de consumo e posse.
Downloads
Referências
LACAN, J. O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed. 2005.
LACAN, J. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise, 1969-1970. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar (1992).
LEFORT, R.. A distinção do autismo. Tradução de Ana Lydia Santiago e Cristina Vidigal. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.
LEVIN, E. Rumo a uma infância virtual?: a imagem corporal sem corpo. Tradução de Ricardo Rosenbusch, Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LISPECTOR, C.. Começos de uma fortuna. In: Laços de família. Contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
PISETTA, M. A. A. M. Linguagem e cotidiano escolar: contribuições da Psicanálise. In: L. Lehmann, & l. G. Coutinho (Org.). Psicologia e educação: interfaces. Niterói, RJ: Eduff, 2015. (pp. 111-122).
PISETTA, M. A. A. M. Sujeito, objeto e linguagem no brincar. Revista Estilos da Clínica. Vol. 22, n. 01, 2017.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. In: Opção lacaniana, n. 36, maio de 2003, pp. 47- 57 (2008).
WINICOTT, D. W. (1975). O brincar e a realidade. São Paulo, SP: Coleção Psicologia Psicanalítica. (Trabalho original publicado em 1971).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Larissa Silva da Conceição
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).