JOGOS PEDAGÓGICOS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES. PEDAGOGICAL GAMES AND THE INTERACTION BETWEEN SEERS AND VISUAL DISABLED STUDENTS.

Autores

  • Andréa Guerra Pimentel
  • Glauca Torres Aragon

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39262

Palavras-chave:

Ciências naturais. Ensino de ciências. Inclusão. Natural sciences. Science teaching. Inclusion.

Resumo

A obra de Vigotski discute os limites à participação social e cultural das pessoas com deficiências e propõe a criação de oportunidades educacionais que promovam a apropriação cultural por parte do educando com deficiência através da compensação social. Jogos pedagógicos podem favorecer a aprendizagem colaborativa e, se adaptados, podem estimular a troca de conhecimentos entre alunos com e sem deficiência visual. Um levantamento bibliográfico relativo a jogos pedagógicos acessíveis a deficientes visuais, no período de 2012 à 2016, com foco na área de Ciências Naturais revelou poucos artigos. Diante desta escassez, concluímos que o desenvolvimento e o uso de tais ferramentas ainda constitui um campo que requer atenção com o objetivo de promover uma efetiva inclusão escolar desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Pimentel, A. G., & Aragon, G. T. (2018). JOGOS PEDAGÓGICOS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES. PEDAGOGICAL GAMES AND THE INTERACTION BETWEEN SEERS AND VISUAL DISABLED STUDENTS. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39262