NOTAS SOBRE CINEMA E EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO ESTÉTICA NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. NOTES ON CINEMA AND AESTHETIC TRAINING EXPERIENCE FROM AN EMANCIPATORY PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39263Palavras-chave:
Educação. Cultura. Autonomia. Estética. Cinema. Education. Culture. Autonomy. Aesthetics. Movie theater.Resumo
O artigo enfatiza estudos sobre estética, educação e imagens da arte, considera a reflexão filosófica acerca da realidade histórico-cultural contemporânea, do conceito e do sentido da formação estética como possibilidade de emancipação humana, na trajetória dos teóricos: Aumont; Badiou; Haroche e Aubert; Kracauer; Schiller; Wulf; Adorno; Horkheimer e Benjamin. A estética como conhecimento histórico exige reflexão, considera as percepções sensíveis, propõe uma educação crítica e a busca pelo conhecimento capaz de oportunizar o movimento do pensamento ético e político na condução de outros conhecimentos. O estudo sobre o cinema, como manifestação artística, abarca aspectos filosóficos e estéticos no contexto de suas relações com o saber e sua contribuição para o processo de formação.
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