NOTAS SOBRE CINEMA E EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO ESTÉTICA NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. NOTES ON CINEMA AND AESTHETIC TRAINING EXPERIENCE FROM AN EMANCIPATORY PERSPECTIVE

Autores

  • Márcia Ferreira Torres Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39263

Palavras-chave:

Educação. Cultura. Autonomia. Estética. Cinema. Education. Culture. Autonomy. Aesthetics. Movie theater.

Resumo

O artigo enfatiza estudos sobre estética, educação e imagens da arte, considera a reflexão filosófica acerca da realidade histórico-cultural contemporânea, do conceito e do sentido da formação estética como possibilidade de emancipação humana, na trajetória dos teóricos: Aumont; Badiou; Haroche e Aubert; Kracauer; Schiller; Wulf; Adorno; Horkheimer e Benjamin. A estética como conhecimento histórico exige reflexão, considera as percepções sensíveis, propõe uma educação crítica e a busca pelo conhecimento capaz de oportunizar o movimento do pensamento ético e político na condução de outros conhecimentos. O estudo sobre o cinema, como manifestação artística, abarca aspectos filosóficos e estéticos no contexto de suas relações com o saber e sua contribuição para o processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos.

Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ADORNO, T. W. Funktionalismus Heute. In: ____. Onhe Leitbilde. Parva Aesthetica. Frankfurt

am Main: Suhrkamp, 1967, p. 164.

______. Teoria estética. Lisboa: Edições 70 Ltda., 1970.

______. Notas sobre o filme. In: COHN, G. (org.). Thedor W. Adorno: Sociologia. 2 ed. São

Paulo: Ática, 1994, pp. 100-107.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

______. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1995a.

______. Prismas: crítica social e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.

______. Dialética Negativa. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

Editor, 2009.

AUMONT, J. et al. A estética do filme. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BADIOU, A. O cinema como experimentação filosófica. In: YOEL, G. (Org.) Pensar o cinema:

imagem, ética e filosofia. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 36 – 42.

BENJAMIN, W. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

______. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e

política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução de Sérgio

Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 2011, p.189-190.

CAIRES, F. et al. Anotações contemporâneas em teoria crítica. 1 ed. Porto Alegre, RS.: Editora

Fi, 2017.

COELHO, Ildeu Moreira. Ensino, pesquisa e formação de estudantes e professores. In: Revista

da PUC, Campinas, SP, no 18, jan. 2004.

HAROCHE, C. & AUBERT, N. (Orgs.) Tiranias da visibilidade. Ed São Paulo: Editora

Fap/Unifesp, 2013. pp. 85 – 123.

KANT, I. Textos seletos. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2008, p. 63.

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Pereira, M. F. T. (2018). NOTAS SOBRE CINEMA E EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO ESTÉTICA NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. NOTES ON CINEMA AND AESTHETIC TRAINING EXPERIENCE FROM AN EMANCIPATORY PERSPECTIVE. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39263