PERUCA “ROSINHA” É COISA DE “MULHERZINHA”:TENSÕES E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS "ROSINHA" WIG IS "MULHERZINHA" THING:TENSIONS AND REPRESENTATIONS OF GENDER IN INITIAL YEARS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39274Palavras-chave:
Papéis de gênero. Representações. Identidades. Escola. Gender issues. Representations. Gender roles. School.Resumo
O artigo traz a análise de uma cena do cotidiano de uma escola pública, onde a partir das contribuições dos estudos de gênero, objetiva-se compreender como as crianças constroem suas representações acerca dos papéis de gênero nas relações com seus pares. A metodologia considera aspectos da pesquisa etnográfica e da análise de narrativas em uma perspectiva socioconstrucionista, possibilitando-nos a compreensão do processo de construção das identidades sociais dos sujeitos, onde as conclusões apontaram que, mesmo em um espaço normativo como a escola, a relutância irrompe e inscreve nos corpos, outras possibilidades de dizer e dar sentidos aos gêneros, às sexualidades e outros processos identitários que estão em jogo/disputa nas relações sociais.
The article presents the analysis of a scene from the daily life of a public school, where, based on the contributions of the gender studies, the objective is to understand how children construct their representations about gender roles in their relationships with their peers. The methodology considers aspects of ethnographic research and narrative analysis from a socioconstructionist perspective, allowing us to understand the process of construction of the social identities of the subjects, where the conclusions pointed out that, even in a normative space such as school, reluctance erupts and inscribes in the bodies, other possibilities of saying and giving directions to the genres, sexualities and other identity processes that are at stake / dispute in social relations.
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