OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. FACULTY DEVELOPMENT WORKSHOPS FOR THE IMPROVEMENT OF TEACHING PRATICES IN HIGHER EDUCATION.

Autores

  • Claudia Marcia Borges Barreto
  • Márcia Maria e Silva
  • Luiza Carneiro Mareti Valente
  • Simone dos Santos Barreto
  • Helen Campos Ferreira
  • Michele Soltosky Peres
  • Miriam Marinho Chrizostimo
  • Claudia Maria de Oliveira Campos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39281

Palavras-chave:

Educação Superior. Ensino. Desenvolvimento Profissional Docente. Prática Pedagógica. Docente. Teaching. Professional Development Teacher. Pedagogical Practice. Teacher. Permanent formation

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram identificar a necessidade de aprimoramento pedagógico do professor e avaliar as oficinas implementadas. Concluímos por meio da análise dos questionários de avaliação que, na percepção da maioria dos docentes, eles necessitam de aperfeiçoamento e se sentem motivados a realizá-los continuamente. As oficinas foram avaliadas como muito significativas, considerando as orientações teóricas e metodológicas e a dinâmica da sua execução.

 

This work aims to identify the need for pedagogical improvement of the teacher and to evaluate the workshops implemented to that end, guided by cognitive learning theories. We conclude, by analyzing the evaluation questionnaires, that in the perception of most teachers they need improvement and feel motivated to work on it. The workshops were well evaluated concerning the theoretical and methodological orientations and the dynamics of their execution.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anastasiou, L. G. C.; Alves, L. P. (2004) Processo de ensinagem na universidade:

pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Universille.

Barreto, C. M. (2016) Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac). Cadernos

da ABEM, 12, 106-108.

Bardin, L (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Beck, F.; Rausch, R. B. (2012) Fatores que influenciam processo ensino-aprendizagem:

uma percepção dos discentes do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da

Universidade Regional de Blumenau. In: Congresso USP de Controladoria e

Contabilidade,12, São Paulo.

Bordenave, J. D.; Pereira, A. M. (2012) Estratégias de Ensino-Aprendizagem. (32

edição) Petrópolis: Vozes.

Demo, P. (2008). Universidade, Aprendizagem e Avaliação: horizontes reconstrutivos.

Porto Alegre: Mediação.

Dias Brito, L. (2016). Contribuições de um programa de iniciação à docência à

formação de futuros professores de Ciências. Revista Iberoamericana De Educación,

(2). Recuperado a partir de https://rieoei.org/RIE/article/view/103

Freire, P. (2008) Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.

ISSN 1807-6211 [Dezembro, 2018] Nº 31

São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P.; Shor, I. (2011) Medo e ousadia. (13 edição) São Paulo: Paz e Terra.

Gunersel, A. B.; Etienne, M.(2014) The Impact of a Faculty Training Program on

Teaching Conceptions and Strategies. International Journal of Teaching and Learning

in Higher Education 2014, 26 (3), 404-413.

Masetto, M. T. (2001). Docência na universidade. Campinas: Papirus.

Matta, A.E.R. e Carvalho, A.V.C. Interatividade – definindo o conceito para educação

contex- tualizada e sócioconstrutivista. Disponível em

congresso2008/tc/57200810101am.pdf.

Stout, D. E.; Wygal, D. E. (2010) Negative behaviors that impede learning: Survey

findings from award-winning accounting educators. Journal of Accouting Education,

, 58-74. doi: 10.1016/j.jaccedu.2011.03.001.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Barreto, C. M. B., e Silva, M. M., Valente, L. C. M., Barreto, S. dos S., Ferreira, H. C., Peres, M. S., Chrizostimo, M. M., & Campos, C. M. de O. (2018). OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. FACULTY DEVELOPMENT WORKSHOPS FOR THE IMPROVEMENT OF TEACHING PRATICES IN HIGHER EDUCATION. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39281

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)