OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. FACULTY DEVELOPMENT WORKSHOPS FOR THE IMPROVEMENT OF TEACHING PRATICES IN HIGHER EDUCATION.

Auteurs

  • Claudia Marcia Borges Barreto
  • Márcia Maria e Silva
  • Luiza Carneiro Mareti Valente
  • Simone dos Santos Barreto
  • Helen Campos Ferreira
  • Michele Soltosky Peres
  • Miriam Marinho Chrizostimo
  • Claudia Maria de Oliveira Campos

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39281

Mots-clés:

Educação Superior. Ensino. Desenvolvimento Profissional Docente. Prática Pedagógica. Docente. Teaching. Professional Development Teacher. Pedagogical Practice. Teacher. Permanent formation

Résumé

Os objetivos deste trabalho foram identificar a necessidade de aprimoramento pedagógico do professor e avaliar as oficinas implementadas. Concluímos por meio da análise dos questionários de avaliação que, na percepção da maioria dos docentes, eles necessitam de aperfeiçoamento e se sentem motivados a realizá-los continuamente. As oficinas foram avaliadas como muito significativas, considerando as orientações teóricas e metodológicas e a dinâmica da sua execução.

 

This work aims to identify the need for pedagogical improvement of the teacher and to evaluate the workshops implemented to that end, guided by cognitive learning theories. We conclude, by analyzing the evaluation questionnaires, that in the perception of most teachers they need improvement and feel motivated to work on it. The workshops were well evaluated concerning the theoretical and methodological orientations and the dynamics of their execution.

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Publiée

2018-12-20