DIMENSÃO ESTÉTICA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS NO PERCURSO DE SE FAZER PROFESSOR. AESTHETIC DIMENSION AND IDENTITY PROCESSES IN THE TEACHER'S ROUTE.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39286Palavras-chave:
Educação estética. Formação de professores. Arte. Aesthetic education. Teacher training. Art.Resumo
Apresentamos aspectos da dinâmica metodológica de uma experiência formativa desenvolvida como parte do projeto de pesquisa e extensão “Corpo, arte e natureza: investigando metodologia de formação de professores”. Fundamenta-se numa concepção de formação em que se integram sensibilidade, corporeidade e experiências estéticas. O público alvo foram os estudantes de graduação, em sua maioria do curso de Pedagogia da universidade em que atuamos. Nosso interesse nesse artigo é anunciar suas bases com vistas a refletir sobre as estratégias que têm sido mobilizadas, seus limites e possibilidades. Consideramos que essa ação se constitui como uma estratégia biopolítica voltada para formação docente, uma vez que em sua configuração metodológica rompe com os ditames referentes à lida com o espaço e o tempo que costumam organizar e direcionar as práticas instituídas nos modelos usuais de “aula”.
We present aspects of the methodological dynamics of a formative experience developed as part of the research project and extension "Body, art and nature: investigating teacher training methodology". It is based on a conception of formation in which sensibility, corporeity and aesthetic experiences are integrated. The target audience were undergraduate students, mostly from the Pedagogy course of the university in which we operate. Our interest in this article is to announce its foundations in order to reflect on the strategies that have been mobilized, their limits and possibilities. We consider that this action constitutes a biopolitical strategy aimed at teacher training, since in its methodological configuration it breaks with the dictates referring to the space and time that usually organize and direct the practices instituted in the usual models of "class”.
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