INTERCULTURALIDADE: INSTRUMENTO DE MUDANÇA DA PRÁXIS ESCOLAR INTERCULTURALITY: INSTRUMENT OF SCHOLAR PRAXIS CHANGING
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39293Palavras-chave:
Escola básica. Identidades, Igualdade, Monoculturalismo. Basic school. Identities. Equality. Monoculturalism.Resumo
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a escola básica e as suas culturas de referência, problematizando a interculturalidade como uma alternativa plausível e necessária à educação. A discussão parte do pressuposto de que o cotidiano escolar se assenta em práticas pedagógicas monoculturais que não valorizam a diversidade. Urge, pois, pensar práticas educativas que (re) conheçam e valorizem as culturas trazidas pelos sujeitos ao espaço escolar, estimulando comunicações dialógicas e práticas propositivas interculturais. Conclui-se que, através do diálogo e do reconhecimento das diferentes identidades em níveis de igualdade e diferença, seja possível constituir uma sociedade democrática a partir da escola básica brasileira.
This article develops a reflection about the basic school and its cultures of reference, problematizing the Interculturality as a plausible and necessary way to education. The discussion starts from the assumption that the daily school settles on monocultural pedagogic practices that do not value the diversity. It’s urgent to think of educational practices that recognize and value the cultures brought to the scholar environment by the subjects, encouraging dialogic communications and intercultural propositional practices. We conclude that, through the dialog and the recognition of the different identities in levels of equality and difference, is possible to constitute a democratic society from the Brazilian basic school.
Downloads
Referências
CANDAU, Vera Maria; LEITE, Miriam Soares. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 731-758, 2007. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index .php/cp/article/view/350> Acesso: 05 nov. 2016.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e formação de professores/as. In: CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. (Org.). Educação em Direitos Humanos – temas, questões e
propostas. Petrópolis, RJ: DP et Alli Editora, 2008. p. 73-92.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo, Educação e Direitos humanos. In: CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. (Org.). Educação em Direitos Humanos – temas, questões e propostas. Petrópolis, RJ: DP et Alli Editora, 2008. p. 108-118.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. (Org.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas
Pedagógicas. 2a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, Mar. 2012. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100015&lng=en
&nrm=iso>. Acesso em: 09 de jun. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-
CANDAU, Vera Maria. Educação Escolar e Cultura(s): multiculturalismo, universalismo e currículo. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro:
Forma & Ação, 2009. p. 47-61.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, pp. 240-255, jul./dez. 2011. Disponível
em:<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11 iss2articles/candau.pdf> Acesso em: 09 jun.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 54a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
MOREIRA, Antonio Flavio. Identidade e Currículo. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2008 Porto Alegre: RS. Resumos... pp. 1-16. Disponível em:
<http://www.educacao.rs.gov.br/dados/seminariointernacional/antonio_moreira_identidade_
curric.pdf> Acesso em: 12 de jun. 2017.
MOREIRA, Antonio Flavio. Os princípios norteadores de políticas e decisões curriculares. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, pp. 180-194, jan./abr.
Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36149/23337>
Acesso em: 06 de jun. 2017.DOI: http://dx.doi.org/10.21 573/vol28n12012.36149
MOREIRA, Antonio Flavio. Currículo e gestão: propondo uma parceria. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 80, p. 547-562, 2013. Disponível em
Acesso em 10 out. 2016.
SANTOS, B. S. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. 1a ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re- viver. In: Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas.
CANDAU, V. M. (Org.). Rio de Janeiro: 7 letras, 2009. p. 12-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rosane Barreto Ramos dos Santos, Paulo Pires de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).