INTERCULTURALIDADE: INSTRUMENTO DE MUDANÇA DA PRÁXIS ESCOLAR INTERCULTURALITY: INSTRUMENT OF SCHOLAR PRAXIS CHANGING
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39293Mots-clés :
Escola básica. Identidades, Igualdade, Monoculturalismo. Basic school. Identities. Equality. Monoculturalism.Résumé
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a escola básica e as suas culturas de referência, problematizando a interculturalidade como uma alternativa plausível e necessária à educação. A discussão parte do pressuposto de que o cotidiano escolar se assenta em práticas pedagógicas monoculturais que não valorizam a diversidade. Urge, pois, pensar práticas educativas que (re) conheçam e valorizem as culturas trazidas pelos sujeitos ao espaço escolar, estimulando comunicações dialógicas e práticas propositivas interculturais. Conclui-se que, através do diálogo e do reconhecimento das diferentes identidades em níveis de igualdade e diferença, seja possível constituir uma sociedade democrática a partir da escola básica brasileira.
This article develops a reflection about the basic school and its cultures of reference, problematizing the Interculturality as a plausible and necessary way to education. The discussion starts from the assumption that the daily school settles on monocultural pedagogic practices that do not value the diversity. It’s urgent to think of educational practices that recognize and value the cultures brought to the scholar environment by the subjects, encouraging dialogic communications and intercultural propositional practices. We conclude that, through the dialog and the recognition of the different identities in levels of equality and difference, is possible to constitute a democratic society from the Brazilian basic school.
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