RECONHECENDO OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PESQUISA SOBRE EVASÃO E RETORNO À ESCOLA

Autores

  • Marcio Machado dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Marcia Borges Barreto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39311

Palavras-chave:

Ensino, EJA, Diversidade

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) tem apresentado índices relativamente elevados de fracasso escolar. Conhecer os sujeitos da EJA é fundamental para adequar o planejamento do ensino à sua realidade, prevenindo as causas da evasão intrínsecas à escola. O presente artigo diz respeito aos motivos de abandono e retorno à escola coletados por meio de questionário respondido por alunos de quatro turmas de um colégio estadual em Niterói-RJ. As respostas foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa revelando que a principal causa de afastamento e de retorno aos estudos, entre os alunos, é a necessidade de trabalhar e entre as alunas se destacam as questões familiares. Esse estudo faz parte de dissertação do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Machado dos Santos, M., & Borges Barreto, C. M. (2019). RECONHECENDO OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PESQUISA SOBRE EVASÃO E RETORNO À ESCOLA. RevistAleph, (32), 138-160. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39311