ENSAIO SOBRE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INSTITUINTE: A ESCOLA COMO LUGAR DE PRODUÇÃO CULTURAL TEST ON AN INSTITUTIVE EDUCATIONAL PRACTICE: THE SCHOOL AS A PLACE OF CULTURAL PRODUCTION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39327Palavras-chave:
Currículo. Prática educativa. Educação patrimonial.Resumo
Este artigo é um ensaio que consiste na defesa da ideia de que a escola é um lugar de produção de cultura. Recorremos ao debate realizado no campo do currículo, levando em conta que ao pensarmos projetos para a escola nos deparamos com as intenções que definem a organização do currículo escolar. Desse modo, compreendemos que as intenções presentes no cotidiano escolar não podem ficar restritas a função de prescrever conteúdos. Baseados em práticas educativas da educação patrimonial realizadas no projeto instituinte desenvolvido na Escola Municipal Levi Carneiro, defendemos a ideia de que a escola, ao colocar em prática projetos que dialogam com símbolos de culturas não-hegemônicas, percorre caminhos pelos quais os sentidos amplamente difundidos no cotidiano escolar não conseguem trilhar.Downloads
Referências
COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do
currículo escolar. São Paulo: Editora Ática, 1996.
FAGUNDES, Marcelo. Arqueologia e educação: programa “Arqueologia e Comunidades” para
crianças e adolescentes no Vale do Jequitinhonha, Brasil. Revista Latinoamericana de Ciências
Sociais. São Paulo, v. 11, p. 199-216, 2012.
FIGUEIRA, Cristina Reis; MIRANDA, Lilian Lisboa. Educação patrimonial no ensino de História
nos anos finais do ensino Fundamental: Conceitos e práticas. São Paulo: Contexto, 2012.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia no Brasil e no Mundo: origens, problemáticas e
tendências. Ed. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013.
FUNARI, Pedro Paulo; NOELLI, Francisco Silva. A Pré-História do Brasil. São Paulo: Contexto,
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Rio de janeiro: Vozes, 1995.
HORTA, Maria de Lourdes; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de
educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de
Educação, São Paulo, v. 11, n. 32, p. 285-296, maio/ago 2006.
ROBRAH-GONZALEZ, Erika Marion. O Programa Arqueológico do Rodoanel Metropolitano de
São Paulo, trecho oeste: ciências, preservação e sustentabilidade social. In MORI, Vitor Hugo;
SOUZA, Marise Campos de; BASTOS, Rosano Lopes; GALLO, Haroldo (Orgs.). Patrimônio:
atualizando o debate. Brasília: IPAHN, 2006.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo. São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Paula Mello, Sergio Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).