ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIA DE TRABALHO THE TEACHING OF LITERARY READING IN 6TH TO 9TH GRADES: THOUGHTS AND EXPERIENCES

Autores

  • Lays Fernandes dos Santos Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME)/ UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39329

Palavras-chave:

Ensino. Leitura. Leitor-literário.

Resumo

As dificuldades contemporâneas pelas quais a escola passa (ausência de disciplina de literatura no Ensino Fundamental, poucos recursos materiais, formação literária deficiente do professor e outras tantas específicas de cada comunidade escolar) emperram o desenvolvimento do aluno como leitor-literário, mas não devem constituir impossibilidades. As barreiras que se apresentam no caminho que a escola deve percorrer em busca da formação do aluno-leitor devem ser ultrapassadas tendo como base uma revisão sobre a importância do ensino de leitura e das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da importância do trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental, ainda que a Literatura não constitua disciplina obrigatória nesse segmento, e apresentar posteriormente uma experiência didática de ensino de leitura visando à formação do leitor literário inspirada nas ponderações apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua

portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura In: Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre

Azul, 2011. cap. 1, p. 171-193.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Traduzido por Laura Taddei Brandini. Belo

Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática

social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Traduzido por Leny Werneck. Rio de Janeiro, Rocco, 1993.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2 ed. Traduzido por Celina Olga de

Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

REY, Marcos. 12 horas de terror. São Paulo: Global, 2006

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

Fernandes dos Santos, L. (2019). ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIA DE TRABALHO THE TEACHING OF LITERARY READING IN 6TH TO 9TH GRADES: THOUGHTS AND EXPERIENCES. RevistAleph, 99-116. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39329