ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIA DE TRABALHO THE TEACHING OF LITERARY READING IN 6TH TO 9TH GRADES: THOUGHTS AND EXPERIENCES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39329Palavras-chave:
Ensino. Leitura. Leitor-literário.Resumo
As dificuldades contemporâneas pelas quais a escola passa (ausência de disciplina de literatura no Ensino Fundamental, poucos recursos materiais, formação literária deficiente do professor e outras tantas específicas de cada comunidade escolar) emperram o desenvolvimento do aluno como leitor-literário, mas não devem constituir impossibilidades. As barreiras que se apresentam no caminho que a escola deve percorrer em busca da formação do aluno-leitor devem ser ultrapassadas tendo como base uma revisão sobre a importância do ensino de leitura e das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da importância do trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental, ainda que a Literatura não constitua disciplina obrigatória nesse segmento, e apresentar posteriormente uma experiência didática de ensino de leitura visando à formação do leitor literário inspirada nas ponderações apresentadas.Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua
portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura In: Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre
Azul, 2011. cap. 1, p. 171-193.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Traduzido por Laura Taddei Brandini. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática
social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Traduzido por Leny Werneck. Rio de Janeiro, Rocco, 1993.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2 ed. Traduzido por Celina Olga de
Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
REY, Marcos. 12 horas de terror. São Paulo: Global, 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Lays Fernandes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).