GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA DE NITERÓI, RJ: REFLETINDO SOBRE UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES DEMOCRATIC MANAGEMENT AND EVALUATION IN A SCHOOLOF NITERÓI, RJ: REFLECTING ON A SPACE OF POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39330Palavras-chave:
Gestão democrática. Avaliação. Emancipação.Resumo
O artigo, parte integrante da tese de doutorado defendida em 2016, recupera algumas das problematizações que se organizaram em torno das discussões sobre gestão democrática e avaliação escolar a partir de uma perspectiva emancipatória. O movimento aqui apresentado se articula em torno da escuta das gestoras e das pedagogas sobre o tema. As reflexões trazem pistas importantes para compreendermos o ponto de interseção entre estes dois conceitos materializados no contexto escola em seu dia-a-dia.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BARRIGA, Angel Diaz. Uma polêmica em relação ao exame: In: ESTEBAN, Maria Teresa
(Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A,
, p. 51-82.
BASTOS, J. B. (org.). Gestão Democrática. R io de Janeiro:DP&A, 2000.
DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da educação escolar. Brasília:UNB-Centro de
em:
em
Educação a Distância, 2006. Disponível
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/06_gest_edu_esc.Acesso
/01/2016.
. Gestão da educação escolar. 4 ed. revisada e atualizada.
Cuiabá:Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2012. Disponível em:
portal.mec.gov.br/docman/setembro-2012.../11591-gestaodaeducacaoescolar-
Acesso em março de 2016.
FERNANDES, Claudia de O. Avaliação das aprendizagens – sua relação com o papel
social da escola. São Paulo: Cortez, 2014.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia, não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo:Olho
D’Água, 1997.
. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HELAL, Igor e RIBEIRO, Tiago. Possibilidades e desafios: percursos e percalços de uma
prática avaliativa emancipatória. In: FERNANDES, Claudia de O.(Org.) Avaliação das
aprendizagens – sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez, 2014.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação - mito e desafio: Uma perspectiva construtivista.
ed. Porto Alegre, 2003.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.
Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. Disponível em:
www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf
RevistAleph - ISSN 1807-6211 Número Especial 2019 ANO XV
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 13 ed. São Paulo:Cortez, 2002.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.2ed. São
Paulo:Cortez, 2002.
NAJJAR, J. Gestão democrática da escola, ação democrática e emancipação humana.
In; Revista Movimento, n.º 13, maio de 2006.
PARO V. H. Administração escolar – Introdução e Crítica. São Paulo: Cortez, 2008a.
. Gestão democrática da escola pública. 3ed. S. Paulo: Ática, 2008b.
. Escritos sobre educação. S. Paulo: Xamã, 2001.
PERRENOUD, Ph. Avaliação. Da Excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente – contra o desperdício da
experiência. São Paulo:Cortez, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as Ciências. São Paulo:Cortez, 1987.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e
reformulação do currículo. 3. ed. São Paulo:Cortez, 1995.
SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação na escola básica: controvérsias e vicissitudes de
significados. In: FERNANDES, Claudia de O. Avaliação das Aprendizagens – sua relação
com o papel social da escola. São Paulo:Cortez, 2014.
. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J. G.
(org). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:Summus,
SOUZA, Gloria M. Anselmo de; CARNEIRO, Waldeck. Reorganização do Sistema de
Ciclos na Rede Municipal de Educação de Niterói (RJ) (2005-2008): primeiras
aproximações. In: GOMES, Júlio César e CHAFFEL, Sarita Léa (orgs). Currículo: limites e
possibilidades. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal, 2010.
SPÓSITO, Marília Pontes. Educação, gestão democrática e participação popular. In:
BASTOS, J. B. (org.). Gestão Democrática. Rio de Janeiro:DP&A, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gloria Maria Anselmo de Souza, Waldeck Carneiro, Helena Amaral da Fontoura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).