A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTO E DESAFIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (Ifes)
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39685Palavras-chave:
educação inclusiva, aluno especial, ensino superior, NapneResumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de inclusão de discentes, no ensino superior, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Na introdução, apresenta-se o contexto histórico do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Em seguida, as Resoluções do Conselho Superior do Ifes. Depois, os desafios da educação especial até este ano de 2018. Conclui-se o estudo com quatro princípios norteadores para a permanente inclusão de alunos com necessidades específicas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996. IFES. Decreto Nº 3.298/99. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências.
IFES. Portaria Nº 023/2012. Disponível em: <https://gedoc.ifes.edu.br/visualizarDocumento/?d=L3Zhci9zb2xyL3NoYXJlL2JvbGV0aW0vQ2FtcHVzIC0gQ2FjaG9laXJvL0RHLzIwMTIvMDIvUG9ydGFyaWEgREcgLSBDYW1wdXMgQ2FjaG9laXJvIG7CuiAwMjMuMjAxMiAtIERlc2lnbmEgQ29taXNzw6NvIGRvIE5BUE5FLnBkZg==&inline> Acesso em: 13 de setembro de 2018.
IFES. Resolução Conselho Superior do nº 34/2017. Institui diretrizes operacionais para o atendimento a alunos com necessidades específicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Disponível em: <https://ifes.edu.br/images/stories/Res_CS_34_2017_-_Institui_diretrizes_operacionais_para_atendimento_alunos_necessidades_especiais.pdf> Acesso em: 10 de setembro de 2018.
IFES. Resolução Conselho Superior do nº 55/2017. Institui procedimentos de identificação, acompanhamento e certificação de alunos com necessidades específicas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Disponível em: <https://ifes.edu.br/images/stories/Res_CS_55_2017_-_Institui_procedimentos_de_identifica%C3%A7%C3%A3o_acompanhamento_e_certifica%C3%A7%C3%A3o_de_alunos_com_Necessidades_Espec%C3%ADficas_-_Alterada_Res_19_2018.pdf >. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
IFES. Resolução Conselho Superior nº 19/2011. Aprova a Política de Assistência Estudantil do Ifes. Disponível em: <https://ifes.edu.br/images/stories/files/Institucional/conselho_superior/2013/(RES_CS_19_2011_Pol%C3%ADtica_Assist%C3%AAncia_Estudantil).pdf> Acesso em: 14 de setembro de 2018. IFES/NAPNE. Ata da 1ª reunião ordinária do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades
Específicas do IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. Realizada em 23 de fevereiro de 2012. Secretariada por José Maria Justo, coordenador do NAPNE. SANTOS, B. de S. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista NOVOS ESTUDOS. Cebrap, SP. N.79, nov. 2007, p. 71-94. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004. Acesso em: 04. Abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).