A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTO E DESAFIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (Ifes)

Autores

  • Edilson Marcolino Nogueira Auxiliar de enfermagem do IFES
  • Lauren Souza do Nascimento Marchesano Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Ifes
  • Silvani Silva Wingler Técnica em Assuntos Educacionais do Ifes
  • Vanessa Araújo Bernardes Técnica em Assuntos Educacionais, Pedagoga do Ifes. Vice-coordenadora do Napne do campus Cachoeiro de Itapemirim.
  • Thaís Leal da Cruz Silva Técnica de Laboratório do Ifes. Mestra em Educação pela Ufes. Secretária do Napne do campus Cachoeiro de Itapemirim.

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39685

Palavras-chave:

educação inclusiva, aluno especial, ensino superior, Napne

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de inclusão de discentes, no ensino superior, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Na introdução, apresenta-se o contexto histórico do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Em seguida, as Resoluções do Conselho Superior do Ifes. Depois, os desafios da educação especial até este ano de 2018. Conclui-se o estudo com quatro princípios norteadores para a permanente inclusão de alunos com necessidades específicas.

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Referências

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Nogueira, E. M., Souza do Nascimento Marchesano, L., Silva Wingler, S., Araújo Bernardes, V., & Leal da Cruz Silva, T. (2019). A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTO E DESAFIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (Ifes). RevistAleph, (33), 32-44. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39685