OFICINA ALQUIMIA: INTEGRANDO INTELECTO E EMOÇÃO NAS ALTAS HABILIDADES

Autores

  • Inês Raquel Zaniboni Guzzo
  • Lucia de Mello e Souza Lehmann Professora Doutora/prof. do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI – UFF e do PPG Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39703

Palavras-chave:

Adolescentes. Altas habilidades ou superdotação. Afetos.

Resumo

Este artigo apresenta uma oficina realizada com adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na VI edição do Curso de Verão para Superdotados. A atividade foi composta com um grupo de doze adolescentes, indicados pela Escola de Inclusão da UFF. O trabalho fundamenta-se teoricamente no tema da superdotação e valoriza a importância da integralidade dos aspectos emocionais e intelectuais para o desempenho e a realização de potenciais nos indivíduos superdotados. O conceito de projeção também fundamenta a compreensão da estratégia utilizada para o trabalho. Os resultados demonstram que os aspectos cognitivos presentes na superdotação são atravessados pelos afetos e emoções, e que esta dinâmica tem uma presença determinante na vida cotidiana e na escolha dos jovens.

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Biografia do Autor

Inês Raquel Zaniboni Guzzo

Psicóloga e Mestre em Diversidade e Inclusão- CMPDI – UFF

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Zaniboni Guzzo, I. R., & de Mello e Souza Lehmann, L. (2019). OFICINA ALQUIMIA: INTEGRANDO INTELECTO E EMOÇÃO NAS ALTAS HABILIDADES. RevistAleph, (33), 124-135. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39703