OFICINA ALQUIMIA: INTEGRANDO INTELECTO E EMOÇÃO NAS ALTAS HABILIDADES

Autores

  • Inês Raquel Zaniboni Guzzo
  • Lucia de Mello e Souza Lehmann Professora Doutora/prof. do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI – UFF e do PPG Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39703

Palavras-chave:

Adolescentes. Altas habilidades ou superdotação. Afetos.

Resumo

Este artigo apresenta uma oficina realizada com adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na VI edição do Curso de Verão para Superdotados. A atividade foi composta com um grupo de doze adolescentes, indicados pela Escola de Inclusão da UFF. O trabalho fundamenta-se teoricamente no tema da superdotação e valoriza a importância da integralidade dos aspectos emocionais e intelectuais para o desempenho e a realização de potenciais nos indivíduos superdotados. O conceito de projeção também fundamenta a compreensão da estratégia utilizada para o trabalho. Os resultados demonstram que os aspectos cognitivos presentes na superdotação são atravessados pelos afetos e emoções, e que esta dinâmica tem uma presença determinante na vida cotidiana e na escolha dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Inês Raquel Zaniboni Guzzo

Psicóloga e Mestre em Diversidade e Inclusão- CMPDI – UFF

Referências

ARENALES-LOLI, M.S. Túnel do tempo: um jogo lúdico auxiliar no processo interativo entre profissionais e adolescentes/pré-adolescentes - 1aed. Assis/SP: Triunfal Gráfica e Editora, 2011.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília - Janeiro de 2008 ...[PDF] Portal do MEC. Disponível em:

portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 07/02/2018

CANDAU, V.M. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO. Novameria/PUC-Rio–1999. Disponível

em:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf. Acesso: 08/03/2018.

CARDOSO, F. S. Rede de interações como possibilidade para o desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e vocações na área de biotecnologia / Fernanda Serpa Cardoso. – Niterói: [s.n.], 2016. 272f. Tese (Doutorado em Ciências e Biotecnologia) – Universidade Federal Fluminense, 2016.

LANDAU, E. A coragem de ser superdotado. Tradução Sandra Miessa; revisão técnica Gohara Yvettte Yehia, Marília Ancora – Lopez, São Paulo; CERED, 1990.

LAPLANCHE, J. Vocabulário da Psicanálise. sob a direção de Daniel Lagache; [tradução PedroTamen].- 2a ed. São Paulo: Martins Fontes. 1992, p. 374-375.

MARTINEZ, V. Tarô dos Índios – As Cartas Totêmicas. Madras Editora Ltda. São Paulo, 1998.

OUROFINO, V.T.A.T.; GUIMARÃES, T.G. Características intelectuais, emocionais e sociais do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D.S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, 2007. v. 1, p. 43-51.

http://portal.mec.gov.br/images/revista_inclusao/altashab2.txt. Acesso em: 20/12/2017.

STERNBERG, J. R.A inteligência para o sucesso pessoal: como a inteligência prática e criativa determina o sucesso. Tradução de Caetano Manuel Filgueira Pimentel. Rio de Janeiro: Campus: 2000. 254 p.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação / Michel Thiollent. - São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1986. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).

WEISS, L. L. Maria. Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem escolar. Coordenação de Alba Weiss. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015. 168p. : 21 cm.

##submission.downloads##

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Zaniboni Guzzo, I. R., & de Mello e Souza Lehmann, L. (2019). OFICINA ALQUIMIA: INTEGRANDO INTELECTO E EMOÇÃO NAS ALTAS HABILIDADES. RevistAleph, (33), 124-135. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39703