MOTRICIDADE LÚDICA, CONSTRUTIVISMO E ESCOLA BÁSICA: DIAGNÓSTICOS E PROBLEMATIZAÇÕES

Autores

  • Fagner Henrique Guedes Neves
  • Sueli Soares de Sá Mancebo
  • Paulo Pires de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39712

Palavras-chave:

Motricidade, Ludicidade, Construtivismo, Escola Básica

Resumo

Este trabalho explora debates entre a motricidade lúdica, a psicogênese construtivista e a educação escolar. Nesse âmbito, a investigação busca analisar o papel da motricidade lúdica em atividades educativas multidisciplinares construídas nos ciclos iniciais de uma rede municipal de ensino situada no Grande Rio. Articulando enfoques teóricos, documentais e empíricos, a pesquisa aponta como lacunar a influência do construtivismo e da motricidade lúdica sobre as práticas pedagógicas. Fatores como a cultura escolar e a qualificação profissional docente são obstáculos a enfrentar. É preciso repensar tais estruturas para estimular e favorecer aprendizagens. Se a natureza do desenvolvimento infantil é lúdica, assim também poderia ser o processo educativo que é oferecido à criança na escola.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Neves, F. H. G., Mancebo, S. S. de S., & Queiroz, P. P. de. (2019). MOTRICIDADE LÚDICA, CONSTRUTIVISMO E ESCOLA BÁSICA: DIAGNÓSTICOS E PROBLEMATIZAÇÕES. RevistAleph, (33), 103-123. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39712