MOTRICIDADE LÚDICA, CONSTRUTIVISMO E ESCOLA BÁSICA: DIAGNÓSTICOS E PROBLEMATIZAÇÕES
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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39712Mots-clés:
Motricidade, Ludicidade, Construtivismo, Escola BásicaRésumé
Este trabalho explora debates entre a motricidade lúdica, a psicogênese construtivista e a educação escolar. Nesse âmbito, a investigação busca analisar o papel da motricidade lúdica em atividades educativas multidisciplinares construídas nos ciclos iniciais de uma rede municipal de ensino situada no Grande Rio. Articulando enfoques teóricos, documentais e empíricos, a pesquisa aponta como lacunar a influência do construtivismo e da motricidade lúdica sobre as práticas pedagógicas. Fatores como a cultura escolar e a qualificação profissional docente são obstáculos a enfrentar. É preciso repensar tais estruturas para estimular e favorecer aprendizagens. Se a natureza do desenvolvimento infantil é lúdica, assim também poderia ser o processo educativo que é oferecido à criança na escola.
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