FLORESTAN FERNANDES E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA LEITURA DE RESISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.39768

Palavras-chave:

Universidade, Florestan Fernandes, Resistência

Resumo

Este trabalho propõe a partir do diálogo entre a obra sociológica e educacional de Florestan Fernandes, e aspectos da realidade educacional brasileira, em especial os ataques à universidade brasileira na atualidade, a construção de uma leitura de resistência aos descaminhos propostos para o ensino superior no Brasil. Como primeiro momento apresento uma síntese do cenário educacional brasileiro, enfatizando os silenciamentos impostos ao campo educacional e sequencio com a justificativa para a escolha do intelectual, sociólogo e professor Florestan Fernandes. No bojo da ampla contribuição de Florestan destaco o livro “Universidade brasileira: reforma ou revolução?”, os escritos acerca do padrão de escola superior brasileiro, como leituras propícias à compreensão e à construção de resistências aos retrocessos educacionais que estamos experienciando.

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Guimarães, H. C. (2020). FLORESTAN FERNANDES E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA LEITURA DE RESISTÊNCIA. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.39768

Edição

Seção

Dossiê Temático