FLORESTAN FERNANDES E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA LEITURA DE RESISTÊNCIA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.39768Mots-clés:
Universidade, Florestan Fernandes, ResistênciaRésumé
Este trabalho propõe a partir do diálogo entre a obra sociológica e educacional de Florestan Fernandes, e aspectos da realidade educacional brasileira, em especial os ataques à universidade brasileira na atualidade, a construção de uma leitura de resistência aos descaminhos propostos para o ensino superior no Brasil. Como primeiro momento apresento uma síntese do cenário educacional brasileiro, enfatizando os silenciamentos impostos ao campo educacional e sequencio com a justificativa para a escolha do intelectual, sociólogo e professor Florestan Fernandes. No bojo da ampla contribuição de Florestan destaco o livro “Universidade brasileira: reforma ou revolução?”, os escritos acerca do padrão de escola superior brasileiro, como leituras propícias à compreensão e à construção de resistências aos retrocessos educacionais que estamos experienciando.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BRASIL. Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE. 2019. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/Programa+Future-se/c762b108-c424-4b03-8bee-f521e7c5e3f0?version=1.0>. Acesso realizado em 25 agosto 2019, às 00:04 h.
BRASIL. Florestan Fernandes. Brasília, MEC/INEP, 1991. (Coleção Memória Viva da Educação Brasileira, v. 1).
CARDOSO, Mirian Limoeiro. Florestan Fernandes: a criação de uma problemática. Estudos Avançados, v. 10, n. 26, pp. 89-128, 1996. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-40141996000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 18 outubro 2019.
CATANI, Denice Bárbara; MIRANDA, Hercília Tavares de; MENEZES, Luís Carlos de; FISCHMANN, Roseli. Universidade, escola e formação de professores. – São Paulo: Editora Brasiliense, 2° ed., 1987.
FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução? – São Paulo: Alfa-Omega, 2° ed revista e ampliada., 1979.
LEHER, Roberto. PAC, educação e heteronomia cultural. Revista de Políticas Públicas, v. 11, n. 1, pp. 9-33, 2007. Disponível em <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321129121002 >. Acesso em 18 outubro 2019.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. O articulista Florestan Fernandes: democracia e educação em tempos de neoliberalismo. In: FÁVERO, Osmar (Org.) Democracia e educação em Florestan Fernandes. – Campinas, SP: Autores Associados; Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF), 2005.
PAULA, Maria de Fátima de. O processo de modernização da universidade: casos USP e UFRJ. Tempo Social – USP: São Paulo, 12, p. 189-202, 2000.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).