PRESENÇA DA VOZ: A POTÊNCIA DA ORALIDADE NA NARRATIVA DE PROFESSORES NA HISTÓRIA ORAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42170Palavras-chave:
Ensino, Educação, Experiências Instituintes, Formação de ProfessorResumo
O presente artigo propõe um mergulho na articulação entre História Oral, oralidade e voz com o intuito de entender e vislumbrar aspectos diversos e minuciosos da profissão docente. Abordando as memórias e experiências de uma professora de História, através de uma entrevista de História Oral, buscamos entender como sua oralidade pode produzir presença, conceito teórico que compreende a materialidade dos corpos, sujeitos, objetos e do mundo. Partindo da premissa de que através da escuta e olhar sensíveis nos é possível perceber os anseios, dúvidas, certezas, medos, alegrias, saberes e conhecimentos que circundam e constroem um profissional, seriam sua oralidade e a presença que irradia de sua voz, nossas aliadas na compreensão das sutilezas e complexidades que envolvem e integram a docência.
Downloads
Referências
ANDRADE, Everardo Paiva de; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. Em busca de tempos da experiência: história de vida, profissão e narrativas de professores na pesquisa educacional. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ANDRADE, Everardo Paiva de (Orgs.). História oral e educação: tempos da experiência. São Paulo (SP): Letra e Voz, 2019 (no prelo). 23 p.
ARENDT, Hannah. Homens em Tempos Sombrios; tradução de Denise Bottmann, posfácio de Celso Lafer. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
GOFF, Jacque Le; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Tradução Marcos Flamínio Peres. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A presença realizada na linguagem: com atenção especial para a presença do passado. História da historiografia. Ouro Preto, número 03. Setembro de 2009, p. 10-22. Disponível em: <http://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/68>
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-RIO, 2010.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. Tradução Ana Isabel Soares. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Serenidade, presença e poesia; Seleção e Tradução de Mariana Lage. Belo Horizonte, MG: Relicários Edições, 2016.
PORTELLI, Alessandro. Sonhos ucrônicos: memórias e possíveis mundos dos trabalhadores. In: Projeto História: Revista dos Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10. São Paulo (SP): PUCSP, dez. 1993. p. 41-58.
PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos: Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, Rio de Janeiro , vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72.
PORTELLI, Alessandro. O que faz a História Oral diferente. Tradução: Maria Therezinha Janine Ribeiro. Proj. História, São Paulo, (14), fev. 1997. p. 25-39.
PORTELLI, Alessandro. Sempre existe uma barreira: a arte multivocal da história oral. In: Ensaios de história oral. São Paulo (SP): Letra e Voz, 2010. p. 19-35.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PRAXEDES, Vanda Lúcia. História oral e educação: tecendo vínculos e possibilidades pedagógicas. In: VISCARDI, Cláudia M.R.; DELGADO, Lucília de A. Neves (Orgs.). História oral: teoria, educação e sociedade. Juiz de Fora (MG): EdUFJF, 2006. p. 155-168.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira; Maria Lúcia Diniz Pochat; Maria Inês de Almeida. São Paulo: Editora HUCITEC, 1997, 321p.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018. 112p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).