PRESENÇA DA VOZ: A POTÊNCIA DA ORALIDADE NA NARRATIVA DE PROFESSORES NA HISTÓRIA ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42170

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Experiências Instituintes, Formação de Professor

Resumo

O presente artigo propõe um mergulho na articulação entre História Oral, oralidade e voz com o intuito de entender e vislumbrar aspectos diversos e minuciosos da profissão docente. Abordando as memórias e experiências de uma professora de História, através de uma entrevista de História Oral, buscamos entender como sua oralidade pode produzir presença, conceito teórico que compreende a materialidade dos corpos, sujeitos, objetos e do mundo. Partindo da premissa de que através da escuta e olhar sensíveis nos é possível perceber os anseios, dúvidas, certezas, medos, alegrias, saberes e conhecimentos que circundam e constroem um profissional, seriam sua oralidade e a presença que irradia de sua voz, nossas aliadas na compreensão das sutilezas e complexidades que envolvem e integram a docência.

 

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Biografia do Autor

Hosana do Nascimento Ramôa, Universidade Federal Fluminense

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED) da Faculdade de Educação da UFF. Área de pesquisa: Educação e Ensino de História. Bolsista CAPES. Orientador: Everardo Paiva de Andrade (Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação, UFF).

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Ramôa, H. do N. (2020). PRESENÇA DA VOZ: A POTÊNCIA DA ORALIDADE NA NARRATIVA DE PROFESSORES NA HISTÓRIA ORAL. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42170

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas