A CONSULTORIA PARA UM LIVRO EM MULTIFORMATO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Felipe Vieira Monteiro UERJ
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes UERJ e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão.

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42172

Palavras-chave:

ensino, Educação inclusiva, cultura

Resumo

A inclusão no contexto escolar é cada vez mais necessária e pertinente. Escolas e professores vêm se aprimorando para que a equidade na comunicação aconteça de forma plena. Entretanto, o aluno muitas vezes se depara na escola com livros didáticos que foram pensados somente para uma parte do público. Portanto, este artigo tem como objetivo abordar a importância e como é o acesso aos livros didáticos acessíveis em multiformato, detalhando os formatos possíveis, a especificidade de cada um e a quem se destina; e a relevância da consultoria na elaboração deste material utilizado diariamente como recurso pedagógico. Por fim, será realizado um relato da experiência entre o autor de um livro infantojuvenil e o consultor especialista na contribuição para um projeto acessível.

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Biografia do Autor

Felipe Vieira Monteiro, UERJ

Formado em tecnologia em processamento de dados pela UBM (Universidade de Barra Mansa – RJ), bacharelado em piano pelo CBM (Conservatório Brasileiro de Música – RJ), Licenciatura em educação artística com habilitação em música pelo (Conservatório Brasileiro de Música – RJ) e pedagogia pela Universidade Castelo Branco em Curitiba - PR. Especialista em Tradução audiovisual acessível: Audiodescrição pela UECE (Universidade Estadual do Ceará – CE), especialista em Acessibilidade cultural pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ), Aperfeiçoamento em Audiodescrição na escola pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora – MG) e mestrando em Educação, cultura e comunicação em periferias urbanas pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Autor do livro guia para a consultoria musical na elaboração de roteiros de audiodescrição para concertos de música instrumental erudita. Prestou consultoria para filmes como O Auto da Compadecida, Bye Bye Brasil, Bacurau, Greta entre outros. Atua como consultor em acessibilidade cultural e como consultor em audiodescrição no Museu da Vida – Fiocruz – RJ. Atualmente é consultor para Concertos da Fundação Bachiana regida pelo maestro João Carlos Martins, para a OSESP Orquestra sinfônica do estado de São Paulo na sala São Paulo e na Associação Santa Marcelina de Cultura em São Paulo. Palestrante sobre as temáticas: Pessoa com deficiência visual, acessibilidade e audiodescrição. Frequentador assíduo a equipamentos culturais, principalmente com recursos de acessibilidade.

Edicléa Mascarenhas Fernandes, UERJ e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão.

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora do Programa de Mestrado em Educação e Cultura em Periferias Urbanas - FEBF/UERJ
Programa de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Monteiro, F. V., & Fernandes, E. M. (2020). A CONSULTORIA PARA UM LIVRO EM MULTIFORMATO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42172

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas