A CONSULTORIA PARA UM LIVRO EM MULTIFORMATO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42172Palavras-chave:
ensino, Educação inclusiva, culturaResumo
A inclusão no contexto escolar é cada vez mais necessária e pertinente. Escolas e professores vêm se aprimorando para que a equidade na comunicação aconteça de forma plena. Entretanto, o aluno muitas vezes se depara na escola com livros didáticos que foram pensados somente para uma parte do público. Portanto, este artigo tem como objetivo abordar a importância e como é o acesso aos livros didáticos acessíveis em multiformato, detalhando os formatos possíveis, a especificidade de cada um e a quem se destina; e a relevância da consultoria na elaboração deste material utilizado diariamente como recurso pedagógico. Por fim, será realizado um relato da experiência entre o autor de um livro infantojuvenil e o consultor especialista na contribuição para um projeto acessível.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Loide. O espelho mágico. Disponível em: https://loidearagao.wixsite.com/meusite/oespelhomagico. Acesso em: 14 abr. 2020.
BRASIL. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 18 jan. 2020.
BRASIL. Decreto n. 9.522, de 8 de outubro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9522.htm. Acesso em: 3 jan. 2020.
BRASIL. Lei n. 13. 146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 dez. 2019.
BRENDLER, Clariana Fischer; VIARO, Felipe Schneider; BRUNO, Fernando Batista; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; SILVA, Régio Pierre da. Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais. Educação Gráfica, ano 2014, v. 18, n. 03. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148932/000953276.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 jan. 2020.
CRISTIANO, Almir. O que é LIBRAS? Publicado em: 17 maio 2017. Disponível em: http://www.libras.com.br/o-que-e-libras. Acesso em: 18 jan. 2020.
DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Nova Iorque, abril de 1990. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos.html/. Acesso em: 31 dez. 2019.
EDUCA. Convivendo com a diferença: livro falado: gravando livros para cegos. Disponível em: http://www.oieduca.com.br/artigos/convivendo-com-a-diferenca/livro-falado.html. Acesso em: 18 jan. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. O sistema Braille. Publicado em: 11 maio 2018. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=675:o-sistema-braille&catid=121&Itemid=373. Acesso em: 18 jan. 2020.
KUPFER, Maria Cristina Machado; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI, Rinaldo (Orgs.). Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. 1 ed. São Paulo: Escuta: Fapesp, 2017. 416 p.
MAIS DIFERENÇAS. Diversos: livros acessíveis e inclusivos. Disponível em: https://maisdiferencas.org.br/projeto/diversos-livros-acessiveis-e-inclusivos/. Acesso em: 10 fev. 2020.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES. Tecnologia assistiva. Disponível em: https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/tecnologia_assistiva/_assistiva/Tecnologia_Assistiva.html. Acesso em: 13 jan. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para professores de estudantes com baixa visão. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Pró-Reitoria de graduação. Núcleo de políticas de inclusão. Disponível em: https://www1.ufrb.edu.br/nupi/images/documentos/Orientaes%20para%20professores%20de%20estudantes%20com%20baixa%20viso.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.
MONTEIRO, Felipe Vieira. Análise de lexias “tabus” na audiodescrição de imagens estáticas de sexo explícito no filme “A história da eternidade”. UECE, 2018. TCC (Especialização em Tradução audiovisual acessível: audiodescrição) – Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
MOVIMENTO DOWN. Comunicação acessível. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/jovens-e-adultos/o-que-e-comunicacao-acessivel/. Acesso em: 20 jan. 2020.
PICTOBIKE. O que são pictogramas? Disponível em: https://pictobike.wordpress.com/o-que-sao-pictogramas/. Acesso em: 19 jan. 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: da integração à inclusão. Publicado em: 22 jun. 2011. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/nada-sobre-nos. Acesso em: 21 jan. 2020.
SOUZA, Célia. Projeto de leitura inclusiva partilhada. Instituto Politécnico de Leiria, 2018. Disponível em: http://eventos.ccems.pt/inclusao/userfiles/File/Apresentacoes2018/CeliaSousa.pdf. Acesso em: 31 dez. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).