EXPERIENCIANDO A LEITURA LITERÁRIA EM REDES SOLIDÁRIAS: UMA TESSITURA DE SENTIDOS SINGULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42202

Palavras-chave:

CÍrculo de leitura, Conversa, Alteridade, Singularidade

Resumo

O presente artigo vincula-se ao Projeto de Extensão Ler e Compartilhar: práticas de formação solidária,desenvolvido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A partir da realização da experiência círculo de leitura literária, buscamos tecer conversas em redes solidárias e estimular a arte de (con)viver com a alteridade. Articulado aos estudos de Alves (2001), Chartier (1999), Freire (2000), Larrosa (2014), Petit (2009), Santos (2002) e Skliar (2019), o projeto objetiva potencializar nas/nos participantes uma ampliação de sentidos singulares e desautomatizados, bem como ser um convite para viver o agora em meio ao mundo acelerado e complexo que nos rodeia. Um espaço-tempo de escutas e olhares sensíveis, e, ao mesmo tempo, um refúgio acolhedor, democrático e libertador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Afonso Fernandez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação, Professora da Escola de Educação/Departamento de Didática/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Bianca Dias de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestranda em Educação pelo PPGEDU/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Yasmim Da Silva Borges Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.13-38.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FERNANDEZ, Marcela Afonso; SOUZA, Bianca Dias de. Ler e compartilhar sentidos para formar estudantes-leitores. In: Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educacion. 2017, Vol.Extr, No. 06.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

PETIT, Michèle. A arte de ler - ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROSA,João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: Contra o desperdício da Experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Fernandez, M. A., de Souza, B. D., & Ferreira, Y. D. S. B. (2020). EXPERIENCIANDO A LEITURA LITERÁRIA EM REDES SOLIDÁRIAS: UMA TESSITURA DE SENTIDOS SINGULARES. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42202

Edição

Seção

Dossiê Temático