EXPERIENCIANDO A LEITURA LITERÁRIA EM REDES SOLIDÁRIAS: UMA TESSITURA DE SENTIDOS SINGULARES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42202Palavras-chave:
CÍrculo de leitura, Conversa, Alteridade, SingularidadeResumo
O presente artigo vincula-se ao Projeto de Extensão Ler e Compartilhar: práticas de formação solidária,desenvolvido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A partir da realização da experiência círculo de leitura literária, buscamos tecer conversas em redes solidárias e estimular a arte de (con)viver com a alteridade. Articulado aos estudos de Alves (2001), Chartier (1999), Freire (2000), Larrosa (2014), Petit (2009), Santos (2002) e Skliar (2019), o projeto objetiva potencializar nas/nos participantes uma ampliação de sentidos singulares e desautomatizados, bem como ser um convite para viver o agora em meio ao mundo acelerado e complexo que nos rodeia. Um espaço-tempo de escutas e olhares sensíveis, e, ao mesmo tempo, um refúgio acolhedor, democrático e libertador.Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.13-38.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
FERNANDEZ, Marcela Afonso; SOUZA, Bianca Dias de. Ler e compartilhar sentidos para formar estudantes-leitores. In: Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educacion. 2017, Vol.Extr, No. 06.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
PETIT, Michèle. A arte de ler - ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSA,João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: Contra o desperdício da Experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).