EXPERIENCIANDO A LEITURA LITERÁRIA EM REDES SOLIDÁRIAS: UMA TESSITURA DE SENTIDOS SINGULARES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42202

Mots-clés :

CÍrculo de leitura, Conversa, Alteridade, Singularidade

Résumé

O presente artigo vincula-se ao Projeto de Extensão Ler e Compartilhar: práticas de formação solidária,desenvolvido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A partir da realização da experiência círculo de leitura literária, buscamos tecer conversas em redes solidárias e estimular a arte de (con)viver com a alteridade. Articulado aos estudos de Alves (2001), Chartier (1999), Freire (2000), Larrosa (2014), Petit (2009), Santos (2002) e Skliar (2019), o projeto objetiva potencializar nas/nos participantes uma ampliação de sentidos singulares e desautomatizados, bem como ser um convite para viver o agora em meio ao mundo acelerado e complexo que nos rodeia. Um espaço-tempo de escutas e olhares sensíveis, e, ao mesmo tempo, um refúgio acolhedor, democrático e libertador.

Téléchargements

Biographies des auteurs

  • Marcela Afonso Fernandez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Doutora em Educação, Professora da Escola de Educação/Departamento de Didática/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Bianca Dias de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Mestranda em Educação pelo PPGEDU/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Yasmim Da Silva Borges Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Références

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.13-38.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FERNANDEZ, Marcela Afonso; SOUZA, Bianca Dias de. Ler e compartilhar sentidos para formar estudantes-leitores. In: Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educacion. 2017, Vol.Extr, No. 06.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

PETIT, Michèle. A arte de ler - ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROSA,João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: Contra o desperdício da Experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.

Téléchargements

Publiée

2020-07-24

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

Comment citer

EXPERIENCIANDO A LEITURA LITERÁRIA EM REDES SOLIDÁRIAS: UMA TESSITURA DE SENTIDOS SINGULARES. (2020). RevistAleph, 34. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42202