A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO À DISTÂNCIA EM MEIO AO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413Palavras-chave:
Ensino Presencial. Ensino Remoto. COVID-19. AprendizagemResumo
Em época de isolamento social no Brasil devido a pandemia do COVID-19 e de uma situação política conturbada, na qual a educação e ciência já vinham sendo sucateadas, tivemos o interesse de tentar compreender como a transição repentina do ensino presencial para o ensino remoto à distância impactou na aprendizagem de nossos alunos do ensino médio, cursinho e ensino superior. Foi produzido um questionário online com vinte e nove perguntas para poder compreender nossa amostra na perspectiva da psicopedagogia que estuda os processos de ensino-aprendizagem. Com ajuda do software PSPP, fizemos uma análise simples e cruzada, o que nos mostrou os impactos negativos na aprendizagem da amostragem, além de evidenciar as diferenças entre os ensinos público e privado nesse processo de ensino remoto. Por fim, concluímos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a educação de qualidade seja de fato um direito de todos.
Downloads
Referências
BARONE, I. Educação pública na pandemia: faltam estratégias para enfrentar situações como a Covid-19. Gazeta do povo, Brasília, 23 mar 2020. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/educacao-publica-na-pandemia-faltam-estrategias-para-enfrentar-situacoes-como-a-covid-19/>. Acesso em: 14 mai 2020.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 17 de mar. 2020. Seção 1, p. 39.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 114. 17 jun. 2020. Seção 1, p. 62.
CAMPOS, A. M. A. de. Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para discalculia. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.
CAMPOS, G. H. B. Modalidade de uso de Software Educacional na Web, ambientes de aprendizagens e portais educacionais. Rio de Janeiro: SENAC, 2002.
CARVALHO, V. S. Desafios à democratização do ensino superior via EaD. In: CARVALHO, V. S. de et al. Interfaces entre educação a distância e educação ambiental. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
CRUZ, R. E.; LODI, I. G.; ANDRADE, M. C. M. Instrumentos de avaliação no Ensino Superior a Distância. 2016. Evidência Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais. Disponível em: <http://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/500/479>. Acesso em: 21 abr. 2020.
DUNDER, K. Data das provas do Enem digital batem com Fuvest e Unicamp:
Estudantes que optarem por fazer o exame no computador devem ficar atentos ao calendário dos principais vestibulares do país. Disponível em: <https://noticias.r7.com/educacao/data-das-provas-do-enem-digital-batem-com-fuvest-e-unicamp-13052020>. Acesso em: 16 de mar. 2020.
GUAREZI, R. C. M.; MATOS, M. M. Educação a distância sem segredos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
IBGE. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, 2018.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf>. Acesso em 20 de jun. 2020
INEP, Assessoria de Comunicação Social do. Nova data do Enem: Enquete sobre nova data do Enem começa neste sábado (20). Brasília, 19 de junho de 2020.
Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/06/enquete-sobre-nova-data-do-enem-comeca-neste-sabado-20>. Acesso em 20 de jun. de 2020
LESME, A. Fuvest e Unicamp não irão alterar datas das provas de vestibular em razão do Enem Digital: Provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas nas mesmas datas das primeiras fases dos Vestibulares 2021 da Fuvest e Unicamp. Disponível em: <https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/fuvest-e-unicamp-nao-irao-alterar-datas-das-provas-de-vestibular-em-razao-do-enem-digital/347787.html>. Acesso em: 16 de mar. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa/ pesquisa bibliográfica/ teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, 8ª. ed. [3. Reimp.] São Paulo: Atlas, 2018.
MARQUES, C. L.; SOUZA, A. M. Políticas públicas educacionais no ensino profissionalizante a distância: um olhar sobre a inclusão social. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12343> . Acesso em: 21 abr. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto Nº 5.622/05. Brasília, DF, 19 dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 20 abr. 2020.
BOSSA, N. A. A emergência da psicopedagogia como ciência. Rev. Psicopedagogia, v. 25, n. 76, p. 43-48, 2008.
PB, G1. TV Assembleia vai transmitir aulas para estudantes da rede estadual na PB; veja canais: A iniciativa foi adotada para diminuir as desigualdades enfrentadas por alunos que não possuem acesso a equipamentos necessários para o acompanhamento de atividades remotas. Paraíba, 24 de junho de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/06/24/tv-assembleia-vai-transmitir-aulas-para-estudantes-da-rede-estadual-na-pb-veja-canais.ghtml>. Acesso em: 28/06/2020
PEREIRA, E. A; MARTINS, J. R.; ALVES, V. dos S.; DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, n. 1, p. 154 - 161, 2009.
SENADO, Agência. Senado aprova adiamento do Enem para depois do fim do ano letivo de 2020. Brasília, 20 de maio de 2020. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/05/senado-aprova-adiamento-do-enem-para-depois-do-fim-do-ano-letivo-de-2020>. Acesso em: 22/05/2020
TOKARNIA, M. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa: Número representa 46 milhões que não acessam a rede. Rio de janeiro, 29 de abril de 2020.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet>. Acesso em: 16 de mar. 2020.
VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística, 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sandra Cristina Morais de Souza, Jessiane Dayane Soares da Silva, Mariana de Araújo Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).