N. 35 (2020): CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: INOVAÇÕES, INTERCULTURALIDADES E TECNOLOGIAS

Capa com fundo amarelo intenso e letras em azul escuro, no canto esquerdo o logo da revista com o ano 2020 e o número 35 da edição Ao lado do logo, centralizado, o nome do periódico: REVISTALEPH, em letras grandes.  Sob o nome, em letras menores a frase: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF Mais abaixo o ISSN: 1807 6211.  Abaixo, parte do título do dossiê da publicação centralizado: Caminhos para a Inclusão.  O restante do título encontra-se em um grande quadrado azul escuro que toma boa parte da capa, preenchido por letras brancas enfileiradas e dispostas de forma aleatória. Destacadas em vermelho, estão as palavras do restante do título:  Tecnologia, em diagonal Inovações, cruzando a palavra tecnologia na interseção com a letra o Interculturalidade na penúltima série de letras.  Abaixo do quadrado azul, no fundo amarelo, em letras azuis, centralizado, está o endereço:  Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n Bloco D - Faculdade de Educação - sala 536.  Telefone: 55(21) 26202706  E-mail:aleph.ese@id.uff.br Instagran:@revistaleph Facebook: https//www.facebook.com/revistaleph

Descrição do conteúdo da Revista 

Damos início a essa conversa buscando, no passado, elementos para apresentarmos a proposta do presente dossiê: Caminhos para a inclusão: tecnologia, inovação e interculturalidade. [...] Basta abrirmos nossas escutas para as “palavras de ordem” que a juventude dos anos 60, levaram para as ruas - “Faça amor e repita!”, “Viver sem tempos mortos! ”, “amai-vos uns sobre os outros” – esta última fazendo alusão a processos moralizantes, que vão ao encontro de ideais dogmáticos colonizadores, que tentam oprimir e excluir aqueles que não se submetem a seus princípios fundamentalistas. [...] Se ora trazemos o passado à memória, é porque acreditamos que ele nos ajuda a criar outros enfrentamentos para as ameaças tecnocráticas que estão a serviço do capital e de uma cultura tecnológica distante da alteridade, uma cultura que enxerga apenas os cruzamentos de algoritmos. As questões aqui postas, dizem respeito a formas de criação e recriação de modos instituintes para pensar sentidos desterritorializados para palavras como inclusão, tecnologia, inovação e interculturalidade. [...] Quando terminamos de organizar o volume, percebemos que os autores propuseram a criação de fendas, brechas de luzes que permitem vislumbrar, mesmo em tempos tenebrosos, que há potenciais transformadores. Faróis que podem nos ajudar como guias para um mundo em que ser diferente é inerente a vida, as nossas maneiras de existir e de nos recriarmos como humanidade [...]

    Descrição da capa - para cego ver: Capa com fundo amarelo intenso e letras em azul escuro, no canto esquerdo o logo da revista com o ano 2020 e o número 35 da edição Ao lado do logo, centralizado, o nome do periódico: REVISTALEPH, em letras grandes.  Sob o nome, em letras menores a frase: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF Mais abaixo o ISSN: 1807 6211.  Abaixo, parte do título do dossiê da publicação centralizado: Caminhos para a Inclusão.  O restante do título encontra-se em um grande quadrado azul escuro que toma boa parte da capa, preenchido por letras brancas enfileiradas e dispostas de forma aleatória. Destacadas em vermelho, estão as palavras do restante do título:  Tecnologia, em diagonal Inovações, cruzando a palavra tecnologia na interseção com a letra o Interculturalidade na penúltima série de letras.  Abaixo do quadrado azul, no fundo amarelo, em letras azuis, centralizado, está o endereço:  Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n Bloco D - Faculdade de Educação - sala 536.  Telefone: 55(21) 26202706  E-mail:aleph.ese@id.uff.br Instagran:@revistaleph Facebook: https//www.facebook.com/revistaleph
Pubblicato: 2021-04-02

Fascicolo completo

Capa e Expediente

  • Capa e Ficha

    Revista Aleph
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47898
  • Equipe Editorial

    Revista Aleph
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47899

Avaliadores desse número

  • Avaliadores

    Revista Aleph
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47900

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

  • Orientações e normas

    Revista Aleph
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47901

Sumário

  • Sumário

    Revista Aleph
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47902

Editorial

  • Editorial

    Revista Aleph
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47903

Dossiê Temático

  • LA TRADICIÓN XHITA Y PEDAGOGÍA TRANSCULTURAL EN PERSPECTIVA

    Nicanor Rebolledo, Olga Lidia Martínez Archundia, Gloria Ornelas Tavares (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43352
  • LA ENSEÑANZA SUPERIOR NO APRENDE. UNA ESTRATEGIA PARA HACER UNIVERSAL A LA UNIVERSIDAD.

    Alicia Fernanda Sagüés Silva (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45594
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE: O SABER DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA

    Adriana Campani, Navilta Veras do Nascimento, Rejane Maria Gomes da Silva (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.46219
  • A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO À DISTÂNCIA EM MEIO AO COVID-19

    Sandra Cristina Morais de Souza, Jessiane Dayane Soares da Silva, Mariana de Araújo Cabral (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413
  • ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS DE PESQUISA

    Izane Flexa, Carolline Septimio Septimio Limeira (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45570
  • INGRESSO DE SURDOS ATRAVÉS DAS COTAS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

    Cristiana de Barcellos Passinato (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45729
  • PROFESSORA OUVINTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite, Vivian Buenaga (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45808
  • TURISMO ACESSÍVEL EM PORTO ALEGRE: MATERIAL INFORMATIVO EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

    Jeruza Santos Nobre, Kamila Lemes Soares, Eduardo Cardoso (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45588
  • EM NOME DO OUTRO: REFLEXÕES SOBRE AS IDEIAS DE SKLIAR

    Simone Maia Guerra (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43923
  • CAMINHOS LEGISLATIVOS E EDUCACIONAIS INCLUSIVOS PERCORRIDOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

    Tatiane Oliveira Santos Pereira Abreu (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45697

Autores Convidados

  • CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS E INFÂNCIAS: UM CONVITE À COLETIVIDADE

    Perseu Silva (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47904
  • QUANDO ME PERCEBI PROFESSORA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS FORMATIVOS

    Mônica dos Santos Toledo (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47905
  • ARTE HUMANA - HUMANA ARTE

    Schirley P. França (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47907
  • ENTRE LIMIARES E FRONTEIRAS: O FAZER PEDAGÓGICO EM MUSEUS

    Patrícia Braga do Desterro (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47906

Experiências Instituintes

  • ESCOLA-UNIVERSIDADE: NARRATIVAS, FAZERES DOCENTES QUE APROXIMAM UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFESSOR – POR FORMAÇÕES HORIZONTAIS

    Jonathan Aguiar (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39771
  • POR UMA GEOGRAFIA ESCOLAR COM AS CRIANÇAS

    Bruno Muniz Figueiredo Costa (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43415
  • REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO SOCIAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS IFRJ-NITERÓI

    Ligia Scarpa Bensadon (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.44262

Pulsações e Questões Contemporâneas

  • FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

    Jaqueline Luzia da Silva (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.42831
  • CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO

    Marina Sodré, Carolina Dutra (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39727

Homenagem

  • AO MEU AMADO MESTRE: PROFESSOR DOUTOR JORGE NAJJAR

    Leonardo Dias da Fonseca (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47896
  • AO MEU MESTRE PROF JORGE NAJJAR

    Solange Santiago Ferreira (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47895
  • MEU MESTRE E EU

    Marcelo Mocarzel (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47897