POR UMA GEOGRAFIA ESCOLAR COM AS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43415Palavras-chave:
Crianças, Infâncias, Geografia Escolar, Geografia da InfânciaResumo
O presente texto é um desdobramento de pesquisa de doutorado já concluída, em que buscamos compreender, em uma postura dialógica com as crianças, como se dão suas vivências da Geografia Escolar. O contexto de realização da investigação ocorreu em um momento em que havia a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração e com a antecipação do ingresso das crianças aos seis anos de idade neste segmento de ensino. Aqui trazemos reflexões que se ampliam a partir dos dados e interpretações já estabelecidos durante a pesquisa em diálogo com novos aprofundamentos teóricos por conta de um estágio pós-doutoral que vem sendo realizado. As crianças nos revelam como a Geografia Escolar realizada com elas pode ser a possibilidade de alguma garantia de manutenção de suas lógicas infantis frente ao forte processo de escolarização ao qual vem sendo submetidas.
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