REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO SOCIAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS IFRJ-NITERÓI
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.44262Palavras-chave:
diálogo social, participação, Institutos Federais.Resumo
Este artigo parte da experiência no trabalho do IFRJ campus Niterói, em seu processo de implantação, trazendo à tona a reflexão sobre a importância da participação para a construção de uma instituição federal de educação, bem como na definição da sua identidade. Partimos dos dados obtidos em três pesquisas realizadas, contrastando com autores e fontes que abordam o tema da educação participativa. Foi observado aprofundamento no processo de diálogo social para o processo de implantação do campus, utilizando-se de diversos meios de comunicação e consulta com a sociedade, mas que, de outro lado, limitaram-se a um processo pontual no levantamento de demandas para a escolha de cursos na instituição.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IFRJ, Campus Niterói. Plano de Implementação do Campus Niterói (PIC). Realizada pela Comissão de Pesquisa do Perfil da Cidade de Niterói para criação dos Cursos do Campus, junho de 2017.
MOTTA, Prestes. Fernando. Administração e Participação: reflexões para a educação. Revista de Educação da Faculdade de Educação. São Paulo: USP, v. 10, n. 2, p. 199-207, 1984.
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932). In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em 29/05/2018.
SAVIANI, Dermeval. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS Revista Científica. São Paulo, Universidade Nove de Julho, vol. 10, núm. Esp, pp. 147-167, julho, 2008.
TEDESCO, Carlos. Juan. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Editora Ática. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ligia Scarpa Bensadon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).