TURISMO ACESSÍVEL EM PORTO ALEGRE: MATERIAL INFORMATIVO EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45588Palavras-chave:
Turismo acessível, Comunicação aumentativa e alternativa, acessibilidade, pictogramas, mapa turístico.Resumo
O presente artigo apresenta o desenvolvimento do projeto de um mapa com informações turísticas para a cidade de Porto Alegre. O material emprega recursos de acessibilidade com vistas a promover o acesso de diferentes públicos. O estudo terá como base a comunicação alternativa, levando em consideração a legislação e estudos anteriores sobre o assunto, além de ferramentas disponíveis e suas adaptações para a implementação no trabalho. Por fim, o trabalho traz ainda um conjunto de outras estratégias usadas no material com o objetivo de torná-lo mais acessível, contudo, ressalta-se a falta de uma verificação aprofundada com diferentes usuários desses sistemas de comunicação.
Downloads
Referências
ANGELUCHI, C. B. A patologização das diferenças humanas e seus desdobramentos para a educação especial. Florianópolis: 37° Reunião Nacional ANPEd, 2015. p.1-20.
ARAUJO, L. A. D.; MAIA, M. A Cidade, o Dever Constitucional de Inclusão Social e a Acessibilidade. Revista de direito da cidade, 2016. Rio de Janeiro, v.8, n.1.
BERSH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva, 2017. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf acesso em: 28/07/2020.
BEZ, M. R.; PASSERINO, L. M. Perspectiva histórica do Scala. In: Comunicação alternativa: mediação para uma inclusão social a partir do SCALA [recurso eletrônico]. Liliana Maria Passerino, Maria Rosangela Bez (Org.). Passo fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
BEZERRA JR,; ZORZANELLI, R; B.; COSTA, J.F. A criação de diagnósticos na psiquiatria contemporânea. org. Rafaela Zorzanelli, Benilton Bezerra Jr, Jurandir Freire Costa. Rio de Janeiro: Garamond LTDA, 2014. p.9-35.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência. Decreto nº6.949, 2009.
BRASIL. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. Ministério da educação, Brasília: 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/comunicacao.pdf acesso em: 28/07/2020.
BORDA, G. Z.; DUARTE, D. C.; MOURA, D. G.; SPEZIA, D. S. Turismo acessível no Brasil: um estudo exploratório sobre as políticas públicas e o processo de inclusão das pessoas com deficiência. Rev. Brasileira de pesquisa em turismo., São Paulo, V. 9, n. 3, p. 537- 553, 2019.
CORRÊA, C. R. G. L. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 3, p. 379-386, Dec. 2017.
FRUTIGER, A. Sinais e símbolos: Desenho, projeto e significado. 2.e.d., São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MORO, G. H. Pictograma e pictografia: objeto, representação e conceito. Tese (Doutorado), UTFPR, Curitiba, 2016
NEVES, N; CAMARGO, N; Mapas. disponível em & lt; https://www.mundodosmapas.art.br/> acessado em 05 de novembro de 2020.
PALAO, S.; ARASAAC; Pictogramas. disponível em: <http://catedu.es/arasaac/>, Licença: CC (BY-NC-SA), acessado em 7 de janeiro de 2020.
PASSERINO, Liliana Maria; BEZ, Maria Rosangela. Sobre comunicação e linguagem. In: PASSERINO, Liliana Maria; BEZ, Maria Rosangela. Comunicação alternativa mediação para uma inclusão social a partir do Scala. Passo Fundo: UFP editora, 2015.
PASSERINO, Liliana Maria. A tecnologia assistiva na política pública brasileira e a formação de professores: que relação é essa? In: BAPTISTA, C.R (org). Escolarização e deficiência, 2015.
RODRIGUES, G. F. “E SE OS OUTROS PUDESSEM ME ENTENDER?” os sentidos da comunicação alternativa e suplementar (CAS) produzidos por educadores especiais. 2011. 197p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 2011.
SILVA, A.D.C; FINATTO, M.J.B. Orientações básicas para a simplificação de um texto. Material em slides. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: hdp://www.ufrgs.br/textecc/ guia Acessibilidade TT. Acesso em: 28/07/2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes editora LTDA: São Paulo, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Livraria Martins Fontes editora LTDA: São Paulo, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jeruza Santos Nobre, Kamila Lemes Soares, Eduardo Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).