INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE: O SABER DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA

Autores

  • Adriana Campani Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA http://orcid.org/0000-0002-4524-7694
  • Navilta Veras do Nascimento
  • Rejane Maria Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.46219

Palavras-chave:

Inovação pedagógica. Docência universitária. Ensino remoto

Resumo

A inovação pedagógica na universidade é um processo educativo de tensionamento, desequilíbrio, conflito e ruptura com as formas existentes de exclusão e homogeneização cultural. Nesse sentido, à docência universitária cumpre o papel importante em criar novas formas de produção e relação com o conhecimento saindo da condição solitária e expositiva do mesmo para o lugar de produção do saber de experiência. No saber de experiência do docente universitário podemos encontrar janelas abertas para o diálogo com os saberes culturais que configuram as novas formas de sociabilidades existentes na universidade.  Partindo desse princípio, o presente artigo objetiva abordar reflexões sobre o relato de experiência de uma docente universitária com o ensino on-line, no contexto do ensino remoto emergencial, evidenciando o saber de experiência como janelas abertas para uma docência inovadora.

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Biografia do Autor

Adriana Campani, Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade Federal do Ceará, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Lisboa-UL (2008), sob orientação do Prof. Dr. Antonio Nóvoa.Tem Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho em Portugal. É professora efetiva classe associada.Exerceu o cargo de Pro-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação; procuradora Institucional (P.I.) e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É Credenciada na linha de ensino de geografia do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA. Coordena na UVA o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior - OIIIIPe por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UVA, com mais 18 universidade, sendo 5 internacionais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - GEPPU/UVA, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Campani, A., Veras do Nascimento, N., & Gomes da Silva, R. M. (2021). INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE: O SABER DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.46219