INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE: O SABER DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.46219Palavras-chave:
Inovação pedagógica. Docência universitária. Ensino remotoResumo
A inovação pedagógica na universidade é um processo educativo de tensionamento, desequilíbrio, conflito e ruptura com as formas existentes de exclusão e homogeneização cultural. Nesse sentido, à docência universitária cumpre o papel importante em criar novas formas de produção e relação com o conhecimento saindo da condição solitária e expositiva do mesmo para o lugar de produção do saber de experiência. No saber de experiência do docente universitário podemos encontrar janelas abertas para o diálogo com os saberes culturais que configuram as novas formas de sociabilidades existentes na universidade. Partindo desse princípio, o presente artigo objetiva abordar reflexões sobre o relato de experiência de uma docente universitária com o ensino on-line, no contexto do ensino remoto emergencial, evidenciando o saber de experiência como janelas abertas para uma docência inovadora.
Downloads
Referências
BEMBEM, A. H. C; P. L. V. da C. SANTOS. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.4, p.139-151, out./dez. 2013 https://www.scielo.br/pdf/pci/v18n4/10.pdf Acesso em: 07/08/2020
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer 05 de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 05 de maio de 2020.
BRASIL. Portaria 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17.pdf Acesso em: 05 de maio de 2020.
BRASIL. Portaria 544 de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf Acesso em: 05 de julho de 2020.
BRASIL. Medida Provisória 934 de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 05 de maio de 2020.
BORDIA LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.
CAMPANI, A. Inovação Pedagógica: o reinventar-se na experiencia de si com o outro. In: Monica Pereira dos Santos; José Guilherme de Oliveira Freitas; Angêla Maria Venturine; Jonathan Aguiar. (Org.). Universidade e Participação: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica - desafios e possibilidades e m foco. 1ed.Curitiba: , 2020, v. , p. 13-24.
CAMPANI, A, SILVA, R. M. G. da, PARENTE, P. M,M. Inovação curricular no contexto universitário: a experiência do curso magistério indigena tremembé superior. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1301-1319, set., 2018. file:///C:/Users/Adriana%20Campani/Downloads/11645-33828-1-PB%20(3).pdf Acesso em: 20/08/2020.
CUNHA, M.I. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. São Paulo, SP, Cadernos Pedagogia Universitária –USP, 2008.
CUNHA, M.I. O professor universitário na transição de paradigmas. 3. ed. Araraquara Junqueira & Marin editores, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
IMBERNÓN, F. (org.) A educação do século XXI. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez.2010.
LARROSA, J. Tremores. Escritos sobre a Experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LEITE, D. Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 2. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 29-39, jul./dez. 2012. file:///C:/Users/Adriana%20Campani/Downloads/494-1072-1-SM.pdf Acesso em: 05 de janeiro de 2020.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
LUCARELLI, E. Didáctica universitaria: ¿un asunto de interés para la universidad actual? Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, 417-441, jul./dez. 2011.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003
MASETTO, M. T. Inovação no ensino superior. In Revista Interface - comunicação, saúde e educação, v.8, n.14, p.147-202. set. 2003-fev. 2004. Disponível em: HTTP://www.scielo.br/pdf/icse/v8n14a17.pdf.
MATOS, I. P. A. Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Goiania, 2010, 158p.
MESSINA, G. (2001). Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro/ 2001 Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 225-233.
MONTEIRO, S. D. O Ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. v.8 n.3 Jun/07 https://brapci.inf.br/index.php/article/download/7547 Acesso em 24 de agosto de 2020.
OLIVEIRA, I. B. Boaventura & Educação. 2. ed. Autêntica, Belo Horizonte; 2008.
SANTOS, B.S & FILHO, N. A. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina Editora, 2008.
SANTOS, B.S & FILHO, N. A . Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, pp.5-23, jul/dez 2003.
SILVA, M. Educação a distância (ead) e educação online (eol) nas reuniões do GT 16 da ANPED (2000-2010). Revista Teias v. 13 • n. 30 • 95-118 • set./dez. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Adriana%20Campani/Downloads/24273-77126-1-PB.pdf Acesso em: 15/08/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Campani, Navilta Veras do Nascimento, Rejane Maria Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).