QUANDO ME PERCEBI PROFESSORA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS FORMATIVOS

Autores

  • Mônica dos Santos Toledo Coluni-UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47905

Resumo

O artigo discute a formação de professores, a identidade e os saberes docentes em diálogo com autores como Lüdke (1996), Pimenta (1999), Marcelo (2009), Tardif (2014), Nóvoa (2017) e Gatti (2019). A partir de tais referências, é proposto um diálogo com as experiências da autora, professora e pesquisadora da Educação Básica, à luz dos pressupostos da biografia narrativa (BRAGANÇA, 2009). Finalmente, com base em sua mais recente experiência profissional, a autora faz uma discussão sobre o papel de um colégio universitário na formação de professores, evocando o conceito de “desprivatização da prática” (COCHRAN-SMITH, 2012) para pensar processos investigativos e colaborativos de formação, considerando a importante relação entre universidade e escola básica.

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Biografia do Autor

Mônica dos Santos Toledo, Coluni-UFF

Professora da Educação Básica no Coluni-UFF, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É
Mestre em Educação pela UFRJ com ênfase em Inclusão, Especialista em Psicopedagogia pela
Universidade Cândido Mendes e Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense. É membro do FORMAR (Grupo de pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas) e do Lif (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), ambos da Universidade Federal Fluminense. Email: santosmonicabr@gmail.com

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Toledo, M. dos S. (2021). QUANDO ME PERCEBI PROFESSORA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS FORMATIVOS. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47905