AUTOEFICÁCIA DOCENTE E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO:
O CASO DO ALUNO SURDO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48087Resumo
Autoeficácia diz respeito à crença nas próprias capacidades para realizar ações, seja em áreas de domínio específicas, seja em situações mais genéricas em múltiplas áreas, sobretudo no campo pedagógico do ensino. Estudos apontam que as crenças de autoeficácia dos professores em ensinar influenciam a motivação e as crenças de autoeficácia dos estudantes para aprender. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar algumas relações entre a autoeficácia docente para o ensino de Educação Física e o uso de estratégias para a inclusão de um aluno surdo de 1º ano do Ensino Médio, em uma Instituição Pública de Ensino da Rede Federal do Rio de Janeiro. O texto aborda questões ligadas ao currículo, às interações sociais e caminhos para garantir o direito à aprendizagem.
Palavras-chave: Autoeficácia. Criatividade. Inclusão. Educação Física Escolar. Narrativas Autobiográficas.
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