PETRA RACERUNNING: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48132Resumo
Este estudo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em 2019 nas aulas de Educação Física de uma escola da rede municipal de Extremoz-RN, realizada na turma do 7º ano, com 30 alunos, sendo um diagnosticado com paralisia cerebral. Esta pesquisa busca analisar as vivências da Petra RaceRunning como conteúdo esporte adaptado nas aulas de Educação Física e no esporte de rendimento. Adota como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Como resultado, analisa e evidencia que a vivência sobre o conteúdo despertou mais motivação e autoestima no aluno com deficiência para a realização das atividades escolares, e ainda favoreceu o envolvimento, a participação ativa e a inclusão de todos os educandos nas aulas de Educação Física.
Palavras-chaves: Educação Física. Esporte Adaptado. Paralisia Cerebral. Inclusão.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Paulo Ferreira; SILVA, Rita de Fátima da Silva; CALEGARI, Décio Roberto. O desporto adaptado: organização e configurações. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amelia (org.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. p. 469-481.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESPORTO PARA DEFICIENTES. Modalidade Race Running. [2017]. Disponível em: http://ande.org.br/modalidades-petra/. Acesso em: 14 fev. 2020.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Atletismo. [2020]. Disponível em: https://cpb.org.br/modalidades/46/atletismo. Acesso em: 12 fev. 2020.
DIAS, Maria Aparecida. O corpo na pedagogia de Freinet. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.
FONSECA; Pereira de Souza da; RAMOS, Maitê Mello Russo. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de Educação Física escolar. In: PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas (org.). Conhecimentos do professor de Educação Física escolar. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 184-208.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009.
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 7. ed. Ijuí: UNIJUI, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério; Série formação docente).
MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. O que pensa a comunidade escolar sobre o aluno com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2004.
MORAIS, Regis de. Motricidade humana e déficits existenciais. In: RODRIGUES, David Antônio (org.). Atividade Motora Adaptada à alegria do corpo. Porto alegre: Arte Médica, 2006. p. 3-15.
MOREIRA, Wagner; PORTO, Eline Tereza Rozante; CARBINATTO, Michele; SIMÕES, Regina. Do corpo à corporeidade: a arte de viver o movimento no esporte. In: RODRIGUES, David Antonio (org.). Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008. p. 127-146.
OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz (org.). Educação física no ensino fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: CRV, 2017.
SALERNO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte adaptado como tema da Educação Física escolar. Conexões, [s. l.], n. 6, p. 212-221, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637826. Acesso em: 10 fev. 2020.
SILVA, Anselmo de Athayde Costa e et al. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, out./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v27n4/aop_1013.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUZA, João Paulo Casteleti. Classificação em esporte paralímpico baseada em evidência. 2020. 113 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
UNIÃO METROPOLITANA PARADESPORTIVA DE MARINGÁ. Race Running (Petra). [201?]. Disponível em: http://umpm.org.br/petra-race-running/. Acesso em: 20 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Paulo Vicente da Silva, Fabyana Soares de Oliveira, Esmirna Silva Rezende Machado, Maria Aparecida Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).