PETRA RACERUNNING: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs

  • João Paulo Vicente da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabyana Soares de Oliveira Univesidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Esmirna Silva Rezende Machado Univesidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida Dias Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48132

Résumé

Este estudo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em 2019 nas aulas de Educação Física de uma escola da rede municipal de Extremoz-RN, realizada na turma do 7º ano, com 30 alunos, sendo um diagnosticado com paralisia cerebral. Esta pesquisa busca analisar as vivências da Petra RaceRunning como conteúdo esporte adaptado nas aulas de Educação Física e no esporte de rendimento. Adota como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Como resultado, analisa e evidencia que a vivência sobre o conteúdo despertou mais motivação e autoestima no aluno com deficiência para a realização das atividades escolares, e ainda favoreceu o envolvimento, a participação ativa e a inclusão de todos os educandos nas aulas de Educação Física.

Palavras-chaves: Educação Física. Esporte Adaptado. Paralisia Cerebral. Inclusão.

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Bibliographies de l'auteur

João Paulo Vicente da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) na linha de pesquisa: Estudos Pedagógicos sobre o Corpo e o Movimento Humano. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Pedagogia do Movimento na Infância (UFRN) e Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Gestão (IFRN). Atuou como Professor, Supervisor Pedagógico e Assessor Pedagógico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC-DR/RN. Atualmente é Professor efetivo da Prefeitura municipal de Extremoz/RN e da Prefeitura municipal de São Pedro/RN. Foi destaque na etapa estadual da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação-MEC, com o relato de experiência: Contribuições da Educação Física na Inclusão das Pessoas com Paralisia Cerebral no ensino regular, este trabalho está disponível no acervo de práticas inspiradoras vinculada às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), iniciativa do Ministério da Educação e o Instituto Península. Em 2017 iniciou a implementação da Petra RaceRunning através do Projeto Extremoz Paralímpica. Atuando nas áreas da Educação, Educação Física Escolar, Esporte Adaptado na Escola, corpo e aprendizagem, Novas tecnologias na educação e Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência.

Fabyana Soares de Oliveira, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), Especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar/ UFRN (2019), Mestra em Educação/ UFRN (2020) e Doutoranda em Educação/ UFRN. Tem experiência na área da Educação Física Escolar , atuando atualmente como professora de Educação Física da rede Municipal de Ensino.

Esmirna Silva Rezende Machado, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA pela Universidade Candido Mendes (2017). Atualmente é professora de educação física - secretaria de educação de Parnamirim- RN. Estudante no programa de pós-graduação em Educação Física PPGEF.

Maria Aparecida Dias, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) (2006); Mestre pelo mesmo Programa (2002); e Graduada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985). Atualmente é chefe do Departamento de Educação Física/UFRN e membro efetivo: Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC) e Grupo de
Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) na Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, do Mestrado Profissional em Educação Física/UFRN em Rede e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)/UFRN.

Références

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Publiée

2021-07-20