O IMP O IMPACTO DAS AUTOPERCEPÇÕES NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PORTUGAL

ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA PERCEBIDAS

Autores

  • Milena Pedro de Morais Universidade São Judas Tadeu
  • Maria João Carvalheiro Campos Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física /CIDAF

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48176

Resumo

Almejamos explorar a relação das percepções de competência e de experiência com a Autoeficácia Situacional de Professores e futuros Professores portugueses nas suas aulas de Educação Física inclusivas. Participaram 177 sujeitos. Aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva, versão portuguesa do Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities. Observaram-se diferenças significativas para as Percepções da Competência e da Qualidade da Experiência nas três subescalas analisadas, Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Deficiência Visual. Conclui-se que a qualidade da experiência e da competência percepcionadas influenciam a autoeficácia na ação docente em contexto inclusivo nas aulas de Educação Física.

 

Palavras – chave: Autoeficácia docente. Educação Física Inclusiva. Formação Profissional. Percepção de competência. Percepção da qualidade da experiencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Pedro de Morais, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física. Linha de Pesquisa: Estudos Socioculturais e pedagógicos da Educação Física. Universidade São Judas.

Maria João Carvalheiro Campos, Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física /CIDAF

Doutora em Ciências da Educação Física. Linha de Pesquisa: Atividade Física Adaptada. Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física /CIDAF.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Pedro de Morais, M. ., & Carvalheiro Campos, M. J. . (2021). O IMP O IMPACTO DAS AUTOPERCEPÇÕES NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PORTUGAL : ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA PERCEBIDAS. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48176