O IMP O IMPACTO DAS AUTOPERCEPÇÕES NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PORTUGAL
ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA PERCEBIDAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48176Resumo
Almejamos explorar a relação das percepções de competência e de experiência com a Autoeficácia Situacional de Professores e futuros Professores portugueses nas suas aulas de Educação Física inclusivas. Participaram 177 sujeitos. Aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva, versão portuguesa do Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities. Observaram-se diferenças significativas para as Percepções da Competência e da Qualidade da Experiência nas três subescalas analisadas, Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Deficiência Visual. Conclui-se que a qualidade da experiência e da competência percepcionadas influenciam a autoeficácia na ação docente em contexto inclusivo nas aulas de Educação Física.
Palavras – chave: Autoeficácia docente. Educação Física Inclusiva. Formação Profissional. Percepção de competência. Percepção da qualidade da experiencia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Milena Pedro de Morais, Maria João Carvalheiro Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).