O IMP O IMPACTO DAS AUTOPERCEPÇÕES NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PORTUGAL

ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA PERCEBIDAS

Autores

  • Milena Pedro de Morais Universidade São Judas Tadeu
  • Maria João Carvalheiro Campos Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física /CIDAF

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48176

Resumo

Almejamos explorar a relação das percepções de competência e de experiência com a Autoeficácia Situacional de Professores e futuros Professores portugueses nas suas aulas de Educação Física inclusivas. Participaram 177 sujeitos. Aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva, versão portuguesa do Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities. Observaram-se diferenças significativas para as Percepções da Competência e da Qualidade da Experiência nas três subescalas analisadas, Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Deficiência Visual. Conclui-se que a qualidade da experiência e da competência percepcionadas influenciam a autoeficácia na ação docente em contexto inclusivo nas aulas de Educação Física.

 

Palavras – chave: Autoeficácia docente. Educação Física Inclusiva. Formação Profissional. Percepção de competência. Percepção da qualidade da experiencia.

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Biografias Autor

Milena Pedro de Morais, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física. Linha de Pesquisa: Estudos Socioculturais e pedagógicos da Educação Física. Universidade São Judas.

Maria João Carvalheiro Campos, Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física /CIDAF

Doutora em Ciências da Educação Física. Linha de Pesquisa: Atividade Física Adaptada. Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física /CIDAF.

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Pedro de Morais, M. ., & Carvalheiro Campos, M. J. . (2021). O IMP O IMPACTO DAS AUTOPERCEPÇÕES NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PORTUGAL : ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA PERCEBIDAS. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48176