MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA:

IDENTIFICANDO LACUNAS E POTÊNCIAS

Autores

  • Michele Pereira de Souza da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-0355-2524
  • Samara Oliveira Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariana Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48589

Palavras-chave:

Altas habilidades/Superdotação, Inclusão, Educação Física.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mapear e analisar as produções científicas envolvendo Altas habilidades/Superdotação especificamente no campo da Educação Física. A busca se deu em variadas bases de dados, tanto ligadas à Educação quanto à Educação Física nos últimos 10 anos. A pesquisa é de natureza qualitativa, teórica exploratória. Como resultados constatamos que há uma grande lacuna nas produções científicas, indicando pouca preocupação da área com relação especificamente a esse público-alvo da Educação Especial, porém há grande potência em desenvolver esse tema. Para isso, se faz necessária a produção de mais estudos envolvendo esses dois campos, de modo a subsidiar os professores de Educação Física para uma prática inclusiva.

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Biografia do Autor

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

Samara Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Educação Física (EEFD-UFRJ); Pós-graduação em andamento CESPEB – Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, ênfase Educação Física (FE-UFRJ); integrante do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ).

Mariana Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Educação Física (EEFD-UFRJ); integrante do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ).

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Pereira de Souza da Fonseca, M., Oliveira Silva, S. ., & Peres, M. (2021). MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: : IDENTIFICANDO LACUNAS E POTÊNCIAS. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48589