MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
IDENTIFICANDO LACUNAS E POTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48589Palavras-chave:
Altas habilidades/Superdotação, Inclusão, Educação Física.Resumo
O presente artigo tem por objetivo mapear e analisar as produções científicas envolvendo Altas habilidades/Superdotação especificamente no campo da Educação Física. A busca se deu em variadas bases de dados, tanto ligadas à Educação quanto à Educação Física nos últimos 10 anos. A pesquisa é de natureza qualitativa, teórica exploratória. Como resultados constatamos que há uma grande lacuna nas produções científicas, indicando pouca preocupação da área com relação especificamente a esse público-alvo da Educação Especial, porém há grande potência em desenvolver esse tema. Para isso, se faz necessária a produção de mais estudos envolvendo esses dois campos, de modo a subsidiar os professores de Educação Física para uma prática inclusiva.
Downloads
Referências
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Produzido pelo LAPEADE, 2011.
BRASIL. LEI N° 10.793, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2003. Presidência da República. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.793.htm. Acesso em: jan/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao2.pdf. Acesso em: jan/2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: jan/2021.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: jan/2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: jan/2021.
CAMPOS, C. R; ZAIA, P; OLIVEIRA, K. S; NAKANO, T. C. Avaliação Psicológica e Intervenção: Um estudo de caso sobre altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial | v. 32 | 2019.
CANDAU, V. M. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 28-44 .
COSTA, A. B; ZOLTOWSKI, A. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: S. H. KOLLER, M. C. P. COUTO; J. V. HOHENDORFF. Manual para produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014, p.55-70
CHACON, M. C. M.; Martins, B. A. A produção acadêmico-científica do Brasil na área das altas habilidades/superdotação no período de 1987 a 2011. Revista Educação Especial | v. 27 | n. 49. p. 353-372 maio/ago. 2014
CRUZ, C. Serão as altas habilidades/superdotação invisíveis? Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1930700 Acesso em: janeiro/2021
DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 50-61
DELOU, C. O funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-RJ). Revista Educação Especial | v. 27 | n. 50 | p. 675-688 | set./dez. 2014
FONSECA, F. C. F; ABUD, M. J. M. Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial | v. 32 | 2019
FONSECA, M. Formação de professores de Educação Física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
FONSECA, M; RAMOS, M. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de Educação Física Escolar. In: PONTES JUNIOR, J (org.). Conhecimentos do professor de Educação Física Escolar. Fortaleza- CE: edUECE, 2017. p. 184-208.
GARDNER, H. Estruturas da Mente - A teoria das inteligências múltiplas. 1ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LEME, E; FONSECA, M. Memória e narrativa de si: a construção do abecedário inclusivo na formação de professores. In: Anais do XX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. v. 3. p. 73-84. Rio de Janeiro/ Petrópolis: DP et Alii, 2020a
LEME, E; FONSECA, M. A inclusão na educação de jovens e adultos: fundamentos, princípios e percepções. In: SILVA, J. (Org.). Formação de professores na Educação de jovens e adultos: temas em debate. v. 1, p. 1-20. 1ed. Rio de Janeiro: WAK, 2020b
LERNER, D. Enseñar en la Diversidad. Lectura y Vida. Buenos Aires, Argentina, 26(4), 2007.
LYRA, M. C; CIANCA, F. C. Identificando alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação de uma escola particular de londrina. In: Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Infantil. 3 a 6 de novembro de 2009 - Londrina – Pr - ISSN 2175-960X Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/publicacao-de-anais/anais-2009.php
MARTINS, B. A; CHACON, M. C. M. Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. Revista Educação Especial | v. 32 | 2019
MARTINS, B. A; PEDRO, K.M; OGEDA, C. M. M. Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis? Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 20, Número 3, Set/Dez 2016. p.561-568
MULLER, C. Efeitos em parâmetros neuromusculares de um programa de treinamento tático-técnico e físico e comportamento da maturidade em escolares do sexo feminino com altas habilidades motoras para o rugby: Programa Vem Ser Pelotas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgef/files/2019/02/Camila-Borges-M%C3%BCller.pdf Acesso em: set/2020.
NAKANO. T; SIQUEIRA. L. Revisão de publicações periódicas brasileiras sobre superdotação. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 249-266, maio/ago. 2012
NÓBREGA, T. P. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2005.
NOGUEIRA, M. F. Educação Física e AEE: Ampliando possibilidades na EJA. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos.SP,.Brasil. Campinas: Galoá; 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/educacao-fisica-e-aee--ampliando-possibilidades-na-eja>. Acesso em: jan/2021.
OLIVEIRA, V. Inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial e a Educação Física: ensino colaborativo como estratégia de trabalho. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1430303 Acesso em: set/2020.
PERANZONI, V. Altas habilidades/superdotação no curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta/RS. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3473/PERANZONI%2c%20VENEZA%20CAUDURO.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: set/2020.
PEREIRA, A. S. M; GOMES, D. P.; CARMO, K. T. Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em Educação Física. Revista Cocar, Belém, Edição Especial N.4 p. 93 a 117 – Jul./Dez. 2017
PÉREZ, S; FREITAS, S. Estado do conhecimento na área de altas habilidades/superdotação no brasil: uma análise das últimas décadas. 2009. Anais da 32a Reunião Científica da ANPEd. Minas Gerais. Out, 2009. ISSN: 5587 Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/trabalho_gt_15.html.Acesso em: set/2020.
PÉREZ, S; FREITAS, S. Políticas públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial | v. 27 | n. 50 | p. 627-640 | set./dez. 2014
RENZULLI, J. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial | v. 27 | n. 50 || p. 539-562 set./dez. 2014
RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. (Eds.). The triad reader. Mansfield Center: Creative Learning, 1986.
SANTOS, M; FONSECA, M; MELO, S. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. 1. ed. Curitiba: CRV, 2009.
SAWAIA, B (Org.) As artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017.
SUÁREZ, J. T; WECHSLER, S. M. Escala de Identificação de Talentos pelo Professor (ITP): Evidências de Validade e Precisão. Revista Educação Especial | v. 32 | 2019
TALORA, A. Educação Física escolar, políticas públicas e atividade curricular desportiva: Araraquara-SP em estudo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: http://dissertacoes.mestrado.mouralacerda.edu.br/buscas_trabalhos-portal-mouralacerda.php?busca_trabalho=ANDR%C9+LU%CDS+CUST%D3DIO+TALORA&busca_ano=&busca_semestre= Acesso em: set/2020.
VIEIRA, N. Identificação pela provisão: uma estratégia para a identificação das Altas Habilidades/Superdotação em adultos? Revista Educação Especial | v. 27 | n. 50 | p. 699-712 | set./dez. 2014.
VIRGOLIM, A. Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais. Brasília (DF): Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004719.pdf
VIRGOLIM, A. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial | v. 27 | n. 50 | p. 581-610 | set./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michele Pereira de Souza da Fonseca, Samara Oliveira Silva, Mariana Peres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).