MOVIMENTOS INSURGENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS GONÇALENSES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.49688Palavras-chave:
Educação Infantil. Políticas de atendimento. Plano Municipal de Educação. Contexto Pandêmico.Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre as políticas de atendimento a educação infantil no segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro, e tem como intuito discutir acerca do papel político do atual Plano Municipal de Educação, Lei nº 1067/2020. Como recorte reflexivo, direcionamos o nosso olhar para a meta 1 que determina a universalização do atendimento da pré-escola e a ampliação das vagas para a creche. Para dialogarmos sobre o atendimento no contexto pandêmico, na perspectiva teórico-metodológica abordamos as análises documentais da Constituição Federal (1988), Plano Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ (2015/2024), bem como os dados estatísticos fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Downloads
Referências
BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: CFESS Serviço Social, direitos sociais e competências profissionais. CFESS, ABEPSS, Brasília (2009). Disponível em www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf Acesso em 7/3/19.
BRASIL (1998). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1998. Disponível em: Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 08 de março de 2019.
BRASIL (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. D.F. Legislação da República Federativa do Brasil. Disponível em www.planalto.gov.br Acesso em 08 de março de 2019.
CAMPOS, R. Fazendo o dever de casa: Estratégias Municipais para Educação Infantil em face às orientações do Banco Mundial. Poiésis, Tubarão. v.10, n.18, p.353-370, jun./dez. 2016.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios/Paulo Freire. -5. Ed. Editora Afiliada - São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).
_______, P. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido – Editora Paz e Terra, 1997.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2010. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama> Acesso em: 05 abril. 2021
LOPES, E. M. T. Fontes documentais e categorias de análise para uma história da educação da mulher. In: Revista Teoria&Educação. Porto Alegre: Rio Grande do Sul, PannonicaEditora,vol.6, 1992, p. 105-114.
MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, 2006.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos, GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev. Bras. de História & Ciências Sociais. n. I, p. 1-15, jul., 2009.
SOUZA, Donaldo Bello de; ALCÂNTARA, Alzira Batalha. Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 758-783, jul./set. 2017.
SÃO GONÇALO. Decreto 061/20, publicada em diário oficial de 13 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e dá outras providências.
____________. Portaria 057/20, publicada em diário oficial de 31 de março de 2020. Dispõe sobre as orientações para as unidades de ensino das Redes Pública Municipal e Privada do Sistema de Ensino, de São Gonçalo, no período, de medidas de isolamento social previstas pelas autoridades municipais na prevenção e combate ao coronavírus - COVID -19.
____________. Portaria 087/20, publicada em diário oficial de 22 de julho de 2020. Dispõe sobre a reorganização das atividades educacionais para o ano letivo de 2020 nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo e dá outras providências.
____________. Decreto nº 108/2021 publicado em diário oficial de 24 de março de 2021 – dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus.
____________. Decreto nº 120/2021 publicado em diário oficial de 05 de abril de 2021 – realiza adequações em medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
TAVARES, M. T. G. Os Pequenos E A Cidade: O Papel Da Escola Na Construção De Uma Alfabetização Cidadã. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: [s.n.], 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mônica de Souza Motta, Graciane Volotão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).