v. 1 n. 38 (2022): Esperançar - Movimentos instituintes em tempos de reconstrução
[...] Assim como passarinhos são os/as autores que nos brindaram com sua rica
produção, a começar pela nossa autora convidada, a professora Madalena Freire, que
proferiu a Aula Magna da Faculdade de Educação da UFF, do primeiro semestre letivo
de 2021. Esta foi organizada pela passarinhada da Pós-Graduação, Graduação e pelo
Festival Paulo Freire: 100 anos de luta de esperança.
No Dossiê Temático, a passarinhada cantou! Cantou e encantou as diferentes
facetas filosóficas, dialógicas e epistêmicas de Paulo Freire por meio de narrativas de
formação, questões étnico-raciais e gestão democrática. A dialogicidade e autonomia
freireanas orientaram as escritas de práticas educacionais que aconteceram em
diferentes modalidades e disciplinas dos diversos níveis de educação e ensino.
Sobrevoamos duas Experiências instituintes. Em uma delas, o tema da
radioatividade, que analisa o impacto da estratégia de júri simulado no processo de
formação de estudantes do Ensino Médio para a construção de argumentação e
pensamento crítico. O segundo texto se reveste de caráter insurgente ao focar a
análise das práticas didáticas efetivadas a partir das urgências e emergências
percebidas no diálogo com estudantes de escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Destaca a Educação Musical como elemento potencializador da escola democrática.
As produções de Pulsações e Questões contemporâneas sobrevoam temáticas
sobre as infâncias tais como: o direito à creche; a construção da compreensão do
direito à cidade e à vida digna, ambos com foco na cidade de São Gonçalo-RJ; a
formação da professora Maria Guilhermina Loureiro de Andrade, educadora e
estudiosa dos jardins de infância. O texto literário “Quarto de Despejo” é abordado
como fonte histórica e de reflexão crítica sobre os direitos sociais no âmbito da
Educação de Jovens e Adultos. Encerra-se esse número com um artigo que apresenta
levantamento bibliográfico, em bases de indexação, acerca da gestão do conhecimento
no contexto da COVID-19. [...]