ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:

DESAFIOS, POSSIBILIDADES E A CONTRIBUIÇÃO DO MANUÁRIO ACADÊMICO

Autores

  • Janete Mandelblatt Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
  • Wilma Favorito Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50003

Palavras-chave:

Educação de surdos, Universitários surdos, Cidadania bilíngue, Letramento bilíngue, Letramento acadêmico

Resumo

Este trabalho visa analisar condições de ensino e aprendizagem oferecidas aos alunos surdos pelas instituições de Ensino Superior no nosso país. Comentamos lacunas e obstáculos em seu cotidiano de estudos e apresentamos recursos, medidas e procedimentos utilizados no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, visando reduzir entraves na vivência acadêmica desses estudantes. Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas, destacamos o Manuário Acadêmico e Escolar, dicionário terminológico bilíngue (Libras/Português), online, em construção, com sinais específicos das áreas de Pedagogia e de Ensino. Esperamos dialogar com outros pesquisadores e autores, contribuindo, assim, para novas reflexões acerca do cenário atual da educação de surdos brasileiros.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Mandelblatt, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), Licenciada em Inglês pela Universidade Santa Úrsula (1970) e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). É Professora no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde atua desde 2006, tendo sido Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Superior (DESU) de 2014 a 2015. Entre 2007 e 2010 foi Membro do Conselho Executivo, do Conselho Editorial e (Co)Editora-Chefe da Revista Espaço, produzida pelo INES. Tem experiência nas áreas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras e de Segunda Língua, de Politicas Públicas para a Educação de Surdos e de Sociologia da Educação, nesta última atuando, principalmente, nos seguintes temas: Criança, cultura e sociedade; Processos educativos e desigualdades sociais; Políticas públicas, educação e cidadania.

Wilma Favorito, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Wilma Favorito possui Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Linguística Aplicada (Educação Bilíngue) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora associada 2 do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) onde leciona diferentes disciplinas relacionadas ao campo dos estudos da linguagem no Curso Bilíngue de Pedagogia e na pós-graduação lato sensu. É coordenadora do grupo de pesquisa Manuário Acadêmico (INES) dedicado à pesquisa e registro de sinais da Libras para o universo conceitual acadêmico relativo a diversas áreas do conhecimento e integra o grupo de pesquisa Estudos de Língua portuguesa como L2 (INES). Tem experiência na área de educação de surdos (educação bilíngue, ensino de língua portuguesa, letramento acadêmico), atuando principalmente nos seguintes temas: educação bi/multilíngue para surdos; português como língua adicional para surdos; lexicografia de Libras.

 

Referências

AVRITZER, L. O Orçamento Participativo: As experiências de Porto Alegre e Belo Horizonte. In: Dagnino, Evelina (Org.). Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra/Unicamp, 2002.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 261-306.

BEZERRA, B.G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012.

BISOL, C. A.; C. B. VALENTINI; SIMIONI, J. L. e ZANCHIN, J. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.147-172, jan./abr. 2010.

DAGNINO, E. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: Dagnino, E. Os anos 90: Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FAVORITO, W.; MANDELBLATT, J.; FELIPE, T. A.; BAALBAKi, A. (2012). Processo de expansão lexical da Libras: estudos preliminares sobre a criação terminológica em um Curso de Pedagogia. In: LSI: Lengua de Señas e Interpretación, nº 3, 89-102. Montevidéu, 2012.

FERNANDES, S. e MOREIRA, L. C. Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior. In: Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. especial, p. 127-150, dez. 2017.

________ Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. In: Educar em Revista. Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p. 51-69, Editora UFPR.

FIAD, R. S. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 6, pág. 23-34, jan. / jun. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GUARINELLO, A. C.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. O.; BORTOLOZZI, K. B. SCHEMBERG, S.; FIGUEIREDOL. C. Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis. In: Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.15, n.1, p.99-120, jan.-abr. 2009.

KARNOPP, L. B. Produções culturais em língua brasileira de sinais (Libras) In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 407-413, jul./set. 2013.

MACHADO, P. C. A Política educacional de integração/inclusão: um olhar do egresso surdo. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

MANDELBLATT, J. Políticas públicas, (des)igualdade de oportunidades e ampliação da cidadania no Brasil: o caso da educação de surdos (1990-2014). 2014. 263 f. Tese (Doutorado em Ciência Política), Departamento de Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

MANDELBLATT, J. e FAVORITO, J. A Expansão e o Registro do Léxico Terminológico em Libras: a contribuição do Manuário Acadêmico do INES. In: Revista Espaço, INES. ISSN 0103-7668 (impresso) e 2525-6203 (eletrônico), vol. 49, p. 153 - 172, jan.- jul. 2018.

________ Aspectos da Trajetória Histórica da Dicionarização da Língua Brasileira de Sinais: da Iconografia de Sinais a um Manuário Acadêmico. In: Livro de Atas do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE) / Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira. Eixo 1: Fontes, Métodos e Técnicas de Investigação. V. único, pp. 228 - 243. Porto, Portugal: Ed. CITCEM, 2016.

Disponível em: web3.letras.up.pt/colubhe/actas/eixo1.pdf

MARTINS, A. F. G. O Processo de Inclusão do Aluno Surdo que Perpassa pela Interação Familiar: os passos para a produção do DVD. (2019). Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão). Universidade Federal Fluminense.

MARTINS e STUMPF, M. R. Coleta e registro de sinais-termo psicológicos para Glossário de Libras. In: Revista Leitura v.1, nº 57, p.35 – 59, jan. jun. 2016.

MESQUITA, L. S. Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 255-273, jan./mar. 2018.

MONTEIRO, M. S. Mestres e Doutores Surdos: Sobre a crescente formação Especializada de pessoas surdas no Brasil. In: Centro virtual de cultura surda. Revista virtual de cultura surda, ISSN 1982-6842, nº 23, maio de 2018.

Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/revista_edicoes

PINHEIRO, D. e LAZZARIN, M. L. L. Produções Culturais Surdas no YouTube: estratégias de produção, negociação e consumo de identidades. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol 10 - n. 21 - 2013, p.121-153.

Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/334/376

PROMETI, D; COSTA, M.R.; TUXI, P. Sinal-termo, Língua de Sinais e Glossário bilíngue: atuação da Universidade de Brasília nas pesquisas terminológicas. In: Anais do I CONALIBRAS – UFU, 2015. Disponível em:

http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/CONALIBRAS/comunicacao_oral.html.

SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970/1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SANCHES, I. R. e SILVA, P. B. da. A inclusão de estudantes surdos no ensino superior brasileiro: O caso de um curso de Pedagogia. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 2019, pp. 155-172.

SANT'ANNA, L. F. A. A Construção de um Dicionário Acadêmico Bilíngue Português-Libras / Libras-Português. (2016). TCC (Graduação em Pedagogia). INES.

SOFIATO, C. G. Glossário Virtual de Língua Brasileira de Sinais: constituição e usabilidade. In: Corrêa, Y. e Cruz, C. R. (Orgs.) Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais, p. 95 - 105. Porto Alegre: Penso, 2019.

REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida e dá outras providências.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10436.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436 e o art. 18 da Lei nº 10.098.

Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Disponível em: https://ead.ufsc.br/files/2008/07/3_decreto_5800.pdf

BRASIL. Portaria Normativa do MEC nº 11, de 09/08/2006, publicada no DOU em 10/08/2006. (Prolibras). Disponível em: http://www.faders.rs.gov.br/legislacao/4/245

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 07/01/2008.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete

da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12319.htm

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.612/201, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional da Pessoa

com Deficiência – Plano Viver sem Limites. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7612.htm

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Mandelblatt, J., & Favorito, W. (2022). ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E A CONTRIBUIÇÃO DO MANUÁRIO ACADÊMICO. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50003