ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:
DESAFIOS, POSSIBILIDADES E A CONTRIBUIÇÃO DO MANUÁRIO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50003Palavras-chave:
Educação de surdos, Universitários surdos, Cidadania bilíngue, Letramento bilíngue, Letramento acadêmicoResumo
Este trabalho visa analisar condições de ensino e aprendizagem oferecidas aos alunos surdos pelas instituições de Ensino Superior no nosso país. Comentamos lacunas e obstáculos em seu cotidiano de estudos e apresentamos recursos, medidas e procedimentos utilizados no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, visando reduzir entraves na vivência acadêmica desses estudantes. Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas, destacamos o Manuário Acadêmico e Escolar, dicionário terminológico bilíngue (Libras/Português), online, em construção, com sinais específicos das áreas de Pedagogia e de Ensino. Esperamos dialogar com outros pesquisadores e autores, contribuindo, assim, para novas reflexões acerca do cenário atual da educação de surdos brasileiros.
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