Portugues PEDAGOGIA BILÍNGUE: FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SURDEZ
Portugues
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50025Palavras-chave:
Pedagogia, Bilinguismo, Surdez, Formação DocenteResumo
O Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos é pioneiro e inovador na formação de pedagogos bilíngues. Este estudo, discute questões referentes aos projetos pedagógicos do CBP, aos aspectos bilíngues do processo formativo, à docência e às práticas pedagógicas. Buscou-se problematizar a dicotomia entre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa na relação direta com a construção de conhecimento e formação docente. Os resultados apontam para um processo de formação bilíngue que, por si só, vai abrindo novas possibilidades e caminhos para a formação de pedagogos bilíngues onde as especificidades linguísticas próprias à surdez, antes de serem obstáculos, vem se movendo pela potência, criatividade e diálogo entre as diferentes línguas e suas modalidades.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Instituto Superior Bilíngue de Educação. Projeto do Curso Bilíngue de Pedagogia. Opção pela transformação do curso normal superior, licenciatura, do Instituto Nacional de Educação de Surdos em curso bilíngue de pedagogia, licenciatura. Rio de Janeiro: INES. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Departamento de Ensino Superior. Projeto Pedagógico do Curso Bilíngue de Pedagogia – EAD. Rio de Janeiro: INES. 2013.
Dicionário on line Acesso em 14/02/2019.
GIROUX, Henry; SIMON, Roger. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. – 1.ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido). 237p. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz, (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. – 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
MOREIRA, Herivelto.; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da Pesquisa para o professor pesquisador. - 2.ed. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leila Couto Mattos, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).