Portugues PEDAGOGIA BILÍNGUE: FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SURDEZ

Portugues

Autores

  • Leila Couto Mattos INES/UFES
  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado UFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50025

Palavras-chave:

Pedagogia, Bilinguismo, Surdez, Formação Docente

Resumo

O Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos é pioneiro e inovador na  formação de pedagogos bilíngues. Este estudo, discute questões referentes aos projetos pedagógicos do CBP, aos aspectos bilíngues do processo formativo, à docência e às práticas pedagógicas. Buscou-se problematizar a dicotomia entre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa na relação direta com a construção de conhecimento e formação docente. Os resultados apontam para um processo de formação bilíngue que, por si só, vai abrindo novas possibilidades e caminhos para a formação de pedagogos bilíngues onde as especificidades linguísticas próprias à surdez, antes de serem obstáculos, vem se movendo pela potência, criatividade e diálogo entre as diferentes línguas e suas modalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Couto Mattos, INES/UFES

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Estágio
Pós-Dutoral em Educação e Surdez pelo programa de Pós Graduação e Pesquisa em
Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pedagoga.
Fonoaudióloga. Especialista em Surdez e em Psicopedagogia. Professora aposentada do
Instituto Nacional de Educação de Surdos. Professora Substituta Assistente do
Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos
(DESU/INES), no Curso Bilíngue de Pedagogia. Participou como Professora
pesquisadora do grupo interinstitucional de pesquisa em Libras e Educação de Surdos
da Universidade Federal do Espírito Santo (GIPLES/UFES/CMPq).

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, UFES

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Fez estágio pós-doutoral, em Educação (2015) pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), financiado pela bolsa PNPD/CAPES. Estágio pós-doutoral em andamento pela Universidade Federa de São Carlos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atualmente é professora Adjunta IV do curso Letras Libras, lotada no Departamento de Línguas e Letras (DLL), no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Professora e orientadora de mestrado e doutorado do curso de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) na linha Educação Especial e Práticas Inclusivas e professora colaboradora no programa de pós Graduação em Linguística (PPGEL) na linha de Linguística Aplicada. Já atuou como professora Assistente I da disciplina de Educação Especial na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/CNPq-UFES) . Tem experiência na área de Educação e Educação Especial (com ênfase em Educação de Surdos), estudos da tradução e interpretação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação de surdos, Inclusão, Subjetivação, Libras, Surdos, Estudos Surdos, formação de tradutores e intérpretes de Libras.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Instituto Superior Bilíngue de Educação. Projeto do Curso Bilíngue de Pedagogia. Opção pela transformação do curso normal superior, licenciatura, do Instituto Nacional de Educação de Surdos em curso bilíngue de pedagogia, licenciatura. Rio de Janeiro: INES. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Departamento de Ensino Superior. Projeto Pedagógico do Curso Bilíngue de Pedagogia – EAD. Rio de Janeiro: INES. 2013.

Dicionário on line Acesso em 14/02/2019.

GIROUX, Henry; SIMON, Roger. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. – 1.ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido). 237p. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz, (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. – 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2013.

MOREIRA, Herivelto.; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da Pesquisa para o professor pesquisador. - 2.ed. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245p.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Couto Mattos, L., & Matos da Costa Vieira-Machado, L. (2022). Portugues PEDAGOGIA BILÍNGUE: FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SURDEZ : Portugues. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50025