TV INES UM VEÍCULO DE ACESSIBILIDADE PARA A COMUNIDADE SURDA

Autores

  • Maria Ines Batista Barbosa Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50338

Palavras-chave:

surdez, web TV, acessibilidade

Resumo

O texto apresenta os bastidores e algumas reflexões sobre uma web TV para e com surdos. Com um gap de informação a partir da pouca acessibilidade nas midias digitais para este grupo, a criação de uma web TV traz novos e grandes desafios para um campo que parecia consolidado nas suas práticas de produzir material audiovisual. O espaço mediático, que reflete, mas também constrói os discursos que circulam na sociedade, tem ao longo de décadas feito a difusão e legitimação de uma representação social “de falta” sobre a surdez e o sujeito surdo. A criação de uma web TV – a TV INES, busca romper com este discurso hegemônico e a contratação de apresentadores surdos, a participação de consultores surdos e profissionais da área da Educação de Surdos neste novo espaço mediático visa proporcionar a comunidade surda a possibilidade de se ver representa num produto mediático e para a comunidade ouvinte é a oportunidade de quebrar pré-conceitos. O dia a dia nos bastidores da TV foi exigiu dos dois grupos, uma mudança de paradigma com relação a comunicação, espaço bilíngue e aceitação das diferenças. A experiência possibilitou a inclusão na dinâmica de trabalho de novas técnicas que possibilitaram a construção de um material bilíngue totalmente acessível a comunidade surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ines Batista Barbosa, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora e mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, Fonoaudióloga do Instituto Nacional de Educação de Surdos e Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida.

Referências

Referências:

BARBOSA, M. I. B.; REZENDE FILHO, L. A. C. de. MODOS DE ENDEREÇAMENTO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO DA TV INES PARA CRIANÇAS SURDAS. 2020, 236 f.Tese (Doutorado em Educação e Saúde) Instituto Nutes de Educação em Saúde, UFRJ, 2020.

ELLSWORTH, E. Modos de Endereçamento: uma coisa de cinema. In: SILVA, T. T. (org). Nunca fomos humanos: metamorfoses da subjetividade contemporânea. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.

FISCHER, R. M. B. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

GOLOS, D. B. The Representation of Deaf Characters in Children’s Education Television in the US: Jornal of Children and Mídia, 4:3, p.248-264, 2014.

HALL, S. Da Diáspora. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

_____. Reflexões sobre o modelo de codificação/decodificação: Uma entrevista com Stuart Hall. In: SOVIK, L (org.). Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Unesco, cap. 4, 2003. p. 353-386.

NORONHA, D. P. A. Cinema, Memória e Educação em Direitos Humanos – ouso de filmes em sala de aula e disputa pela narrativa sobre a ditadura civil- militar brasileira. Portugal: Educação, Sociedade & Cultura, v 54, p. 131-152, 2019.

SIQUEIRA, J. M. Meios e Linguagens Acessiveis: Um estudo sobre a produção jornalística do programa Café com Pimenta – TV INES. 2015, 129 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo: Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

STAIGER, J. Minorites and Media. In: STAIGER, J. Midia Reection Stadies, New York Universitye, Press, p. 165-185, 2005.

THOMA, A. S. O cinema e a flutuação das representações surdas - Que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva... 2002. 259f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.7-72.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Barbosa, M. I. B. (2022). TV INES UM VEÍCULO DE ACESSIBILIDADE PARA A COMUNIDADE SURDA. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50338