A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PRÁTICA DE ESTÁGIO DESAFIADA

Autores

  • Lucimar Rosa Dias UFPR
  • Hissae Janice Pereira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50522

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Formação de Professores/as, Estágio Supervisionado, Pandemia Covid 19 –, Educação Infantil

Resumo

Este artigo trata da experiência realizada no curso de Pedagogia Ead da UFPR na disciplina Prática de Docência na Educação Infantil e os desafios enfrentados durante a pandemia quando as instituições funcionaram de modo remoto. Reflexão e vivência sobre os Centros de Educação Infantil exigiram inovação pedagógica com reorganização metodológica e tecnológicas. As atividades alternativas desenvolvidas foram: Observação de Docência em ambiente virtual, Coleção de Ideias para o desenvolvimento dos Campos de Experiência, Memorial de Formação e o II Encontro Práticas de Docência na Educação Infantil. Focaremos nos memorais, evidenciando como este se constituiu como importante instrumento para escrita de si e reflexão do ser professor/a na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Hissae Janice Pereira, Universidade Federal do Paraná

Especializada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná. Tutora do curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Educadora Infantil do Município de Araucária

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Publicado

2021-12-13 — Atualizado em 2022-04-09

Versões

Como Citar

Rosa Dias, L., & Pereira, H. J. . (2022). A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PRÁTICA DE ESTÁGIO DESAFIADA. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50522 (Original work published 13º de dezembro de 2021)