n. 37 (2021): INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Descrição da capa  Centralizado em letras brancas sobre fundo azul marinho: RevistAleph. Revista vinculada do Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. ISSN 1807-6211. Centralizado em amarelo: Instituições de educação superior na pandemia: desafios e possibilidades. Ao fundo, traços coloridos se conectam entre si formando uma rede de conexões. No rodapé em letra brancas sobre o fundo azul marinho: Edição número 37 - Ano 2021.2.  Rua  Professor  Marcos  Waldemar  de  Freitas  Reis s/n.  Bloco  D  -  Faculdade  de  Educação. Sala  536.  Telefone:  55  (21)  26292706. E-mail: revistaleph@gmail.com.   Site: revistaleph.uff.br.   Faceboook: Revista Aleph.  Abaixo, a logomarca da Licença Creative Commons Atribución.

Para Boaventura (2021), a pandemia descortinou a crise social planetária, além de agravá-la. O vírus da Covid-19 implantou maior insegurança nas relações interpessoais para os sujeitos não céticos e apresentou o perecimento pela circunstância, que passou a acometer anciãos, depois adultos, seguidos de jovens e até mesmo crianças e bebês. O medo foi instalado sem reconhecer sequer as fronteiras entre as nações. Importante: todo tipo de nação ou cidadão, incluindo nativos e imigrantes. [...]

A gravidade da doença, no entanto, não foi menos preocupante que a sua rápida disseminação pelo planeta. A dinâmica da vida mudou radicalmente. Instaurou-se uma intensa luta coletiva pela sobrevivência. Pesquisadores e profissionais de saúde do mundo inteiro protagonizaram a saga, orientando protocolos de prevenção, criando vacinas e enfrentando disputas entre os interesses específicos do capital. [...]

  A web passou a ser a principal via de interação humana. No mundo inteiro, pessoas com acesso à rede se conectaram, buscando informações sobre a doença e também sobre como continuar o fluxo de afetos,  trabalho e  estudos, de maneira remota. No campo da Educação, as instâncias de formulação de políticas educacionais se mobilizaram para encontrar caminhos que permitissem a continuidade dos processos de formação em todas as etapas de educação, alguns dos quais bastante questionados do ponto de vista das necessárias articulações para garantia de processos de decisão democráticos. 

Este número da RevistAleph traz um recorte do quadro de acontecimentos a partir do olhar de integrantes e convidados do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), uma rede internacional de professores, gestores, técnicos e pesquisadores[2], que se constitui de profissionais de Instituições de Educação Superior, interessados no diálogo com os movimentos sociais, comunidades tradicionais e diferentes grupos guiados pelos princípios de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na educação. Os textos expressam de forma diversa os  processos de reflexão e decisão em diferentes instâncias de atuação dos autores, ao longo de  2020, quando o conhecimento sobre a doença ainda era muito pouco em relação ao que se precisava saber sobre como trilhar caminhos mais seguros para a preservação da vida. 

Descrição da capa

Centralizado em letras brancas sobre fundo azul marinho: RevistAleph. Revista vinculada do Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. ISSN 1807-6211. Centralizado em amarelo: Instituições de educação superior na pandemia: desafios e possibilidades. Ao fundo, traços coloridos se conectam entre si formando uma rede de conexões. No rodapé em letra brancas sobre o fundo azul marinho: Edição número 37 - Ano 2021.2.

Rua  Professor  Marcos  Waldemar  de  Freitas  Reis s/n.  Bloco  D  -  Faculdade  de  Educação. Sala  536.  Telefone:  55  (21)  26292706. E-mail: revistaleph@gmail.com. 

Site: revistaleph.uff.br. 

Faceboook: Revista Aleph.

Abaixo, a logomarca da Licença Creative Commons Atribución.

Publicado: 2021-12-13

Edição completa

Capa e Expediente

Avaliadores desse número

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

Sumário

Editorial

Dossiê Temático

Entrevista