O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE

Autores

  • Aleida Patrícia Monteiro Furtado Universidade de Cabo Verde

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50567

Palavras-chave:

Ensino remoto. Pandemia. COVID-19. Internet

Resumo

Num contexto mundial complexo e de grande crise sanitária, onde a COVID-19 tem ceifado milhares de vidas em todo mundo, o confinamento, foi uma importante medida de combate ao alastramento do contágio pelo coronavírus. O confinamento impôs, entre outros sectores, o encerramento da Universidade de Cabo Verde. Esta, para garantir a continuidade das atividades letivas, teve de optar pelo ensino remoto. A plataforma moodle que era usada, essencialmente, para o ensino à distância passou a ser utilizada em todos os cursos. O zoom, o microsoft teams e o google meet, que até então eram praticamente desconhecidos no contexto de ensino-aprendizagem, passaram a ser ferramentas essenciais na viabilização da continuidade das atividades letivas, embora não isentos de constrangimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LIMA, Mário; NETO, Adilson Barbosa. Plano de contingência COVID-19 – Balanço I. (inédito). Praia: Universidade de Cabo Verde, 2020.

RIBEIRO, Sheilla. Jornal Expresso das ilhas. Paria, 5 abr. 2002, p. 1-2. Disponível em: https://expressodasilhas.cv/pais/2020/04/05/a-vigorar-desde-o-dia-29-de-marco-a-17-de-abril-presidente-da-republica-decreta-estado-de-emergencia/68778.

CABO VERDE. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.minsaude.gov.cv/index.php/rss-noticias/1250-covid-19-confirmada-a-primeira-morte-por-coronavirus-em-cabo-verde.

NASCIMENTO, Judite. et al. Plano de contingência COVID-19. (inédito). Praia: Universidade de Cabo Verde, 2020. Disponível em: https://unicv.edu.cv/universidade.

SANTOS, Júlio César Furtado. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 1ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: ____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Monteiro Furtado, A. P. (2021). O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE . RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50567