O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50567Palavras-chave:
Ensino remoto. Pandemia. COVID-19. InternetResumo
Num contexto mundial complexo e de grande crise sanitária, onde a COVID-19 tem ceifado milhares de vidas em todo mundo, o confinamento, foi uma importante medida de combate ao alastramento do contágio pelo coronavírus. O confinamento impôs, entre outros sectores, o encerramento da Universidade de Cabo Verde. Esta, para garantir a continuidade das atividades letivas, teve de optar pelo ensino remoto. A plataforma moodle que era usada, essencialmente, para o ensino à distância passou a ser utilizada em todos os cursos. O zoom, o microsoft teams e o google meet, que até então eram praticamente desconhecidos no contexto de ensino-aprendizagem, passaram a ser ferramentas essenciais na viabilização da continuidade das atividades letivas, embora não isentos de constrangimentos.
Downloads
Referências
LIMA, Mário; NETO, Adilson Barbosa. Plano de contingência COVID-19 – Balanço I. (inédito). Praia: Universidade de Cabo Verde, 2020.
RIBEIRO, Sheilla. Jornal Expresso das ilhas. Paria, 5 abr. 2002, p. 1-2. Disponível em: https://expressodasilhas.cv/pais/2020/04/05/a-vigorar-desde-o-dia-29-de-marco-a-17-de-abril-presidente-da-republica-decreta-estado-de-emergencia/68778.
CABO VERDE. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.minsaude.gov.cv/index.php/rss-noticias/1250-covid-19-confirmada-a-primeira-morte-por-coronavirus-em-cabo-verde.
NASCIMENTO, Judite. et al. Plano de contingência COVID-19. (inédito). Praia: Universidade de Cabo Verde, 2020. Disponível em: https://unicv.edu.cv/universidade.
SANTOS, Júlio César Furtado. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 1ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: ____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aleida Patrícia Monteiro Furtado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).